Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Qualificação profissional é destaque em Aquidauana

No momento, três cursos estão em andamento e estão entre os mais destacados pelos participantes

Dourados Informa

26 de Abril de 2011 - 17:55

Investindo pesado na qualificação profissional, o governo do prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) vem recebendo as mais diversas e variadas avaliações positivas em todos os segmentos da sociedade aquidauanense.

Tendo como referência o Núcleo de Qualificação Profissional e Geração de Renda, já passam dos 2500 alunos formados em inúmeros cursos, desde o início do governo do prefeito Fauzi em 2009. Muitos desses alunos saem da qualificação com empregos garantidos e alguns, inclusive, já montaram seus próprios negócios.

No momento, três cursos estão em andamento e estão entre os mais destacados pelos participantes. Dois deles são ministrados a noite no Núcleo de Geração de Renda – mecânica para motos e manicure – e um outro no Cras da Santa Terezinha - o de mecânica para bicicletas.

Mecânica para Motos

Ministrado pelo técnico Dimitry Zuewskiy Junior, o curso de mecânica para motos tem uma média de freqüência de 35 alunos com previsão de 120 horas. Inteiramente gratuito, o curso é mais uma demonstração da eficiência da Gerência Municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária – GMDSES – na busca por qualificações mais sofisticadas.

Para o aluno Stanley Pereira Ávalo, 22 anos, casado, morador do Bairro da Serraria, o curso atende suas necessidades pessoais. “O professor é muito bom, conhece a fundo a profissão. Eu tenho moto e para mim facilita em muito os conhecimentos que estou adquirindo no curso”, afirmou Stanley que no momento trabalha como promotor de vendas. Ele ainda falou que “o prefeito Fauzi teve visão e uma boa iniciativa ao oferecer o curso de mecânica para motos, que além de ser um mercado competitivo, ainda oportuniza e qualifica os profissionais da área”, finalizou.

Luiz Antonio Lopes de Moraes, casado, 35 anos, um filho, morador da Cidade Nova, enfatizou o curso como uma excelente oportunidade para todos. “O curso é muito válido para a cidade, que tem poucas oportunidades como essa e ainda de graça. Sempre tive um sonho de trabalhar com mecânica e agora, depois desse curso, já posse ter mais uma opção para o mercado de trabalho, O prefeito Fauzi está de parabéns e essa iniciativa deveria ser seguida por outros prefeitos de outras cidades onde isso não acontece”, disse ele.

Glauber Morimatsu, 32 anos, solteiro, comemora duplamente a iniciativa do Geração de Renda. Ele já havia feito o curso de eletricista básico e hoje tem emprego garantido em uma empresa da cidade. “Graças ao primeiro curso de eletricista aqui do Geração tenho emprego e agora com esse de mecânica para motos, abre para mim mais oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou ele, que mandou um recado para o prefeito. “Que o Fauzi continue assim, sempre preocupado na geração de emprego e renda. Ele está sendo o único prefeito de Aquidauana que conheço que se preocupa em trazer cursos para a população”, finalizou Glauber.

Para Eliel Conceição dos Santos, casado, 27 anos, morador da Vila 40, autônomo, o curso veio a calhar. “Eu tenho moto e posso agora fazer eu mesmo os concertos necessários e isso significa economia. Alem disso, posso também tentar conseguir um emprego em uma oficina o que seria muito bom para mim. Foi uma boa iniciativa do prefeito Fauzi em colocar à disposição esse curso e os outros que estão sendo realizados. Não é qualquer prefeito que se preocupa com isso e ele está de parabéns por isso”, afirmou Eliel.