Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 13 de Junho de 2024

Sidrolandia

Reciclagem de óleo de cozinha vira Biodiesel em Amambai

Preservar o ambiente, reutilizar recursos e poupar dinheiro são os objetivos desta iniciativa

Assessoria

11 de Julho de 2012 - 08:12

Foto: DivulgaçãoA Prefeitura de Amambai em ação da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAI) trabalha à frente da campanha lançada na Semana do Meio Ambiente: “Biodiesel – Seu óleo, nosso combustível”.

O Biodiesel é um combustível renovável, produzido a partir de fontes vegetais reaproveitadas – no caso óleo de cozinha usado, ou seja, um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável. Acredita-se que, para o futuro, este combustível possa, aos poucos, substituir nos veículos os combustíveis fósseis.

Foram distribuídos eco pontos para receber o óleo de cozinha usado nos supermercados parceiros Ki Carne, Alvorecer, Santos, Amizade, Sol e Manso; nas Escolas Antônio Pinto, Fernando Corrêa da Costa, Maria Bataglin, Júlio Manvailer, Flávio Derzi, FIAMA, Rachid Saldanha Derzi, CEI Nosso Lar, CEI Ayrton Senna, CEI Sonho de Criança, CEI Nosso Mundo e CEI Pequeno Aprendiz; e também na própria Usina de Biodiesel, instalada pela Prefeitura no Parque de Obras de Amambai. Quem for doar o óleo usado deve engarrafar em uma embalagem pet fechada e levar até o eco ponto mais próximo. A Prefeitura recolhe todo o óleo que é utilizado como matéria prima na fabricação do Biodiesel na Usina.

Após o processo para a fabricação do Biodiesel temos como resíduo / subproduto a glicerina que pode ser usada na fabricação de sabão.

Em fase inicial a Prefeitura utilizará dois veículos que serão abastecidos exclusivamente com o Biodiesel produzido na Usina de Amambai.

Preservar o ambiente, reutilizar recursos e poupar dinheiro são os objetivos desta iniciativa. Portanto, ao invés de jogar no lixo ou na pia, leve o seu óleo de cozinha usado até o ponto de coleta mais próximo.

Assim você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente e somando à economia da sua cidade. Importante lembrar que todo óleo coletado pela prefeitura é utilizado em Amambai.