Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Rochedo completa 64 anos de emancipação nesta sexta

Rochedo tem esse nome devido ao leito rochoso do rio Aquidauana e por um sentimento de valorização dos minérios para os garimpeiros da época

Campo Grande News

23 de Novembro de 2012 - 14:00

O município de Rochedo, a 64 quilômetros de Campo Grande, completa hoje 64 anos de emancipação. Com uma população de 4,9 mil habitantes, de acordo com dados de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia da cidade é movida pela pecuária.

O povoamento começou em 1931, quando chegou à região do atual município de Rochedo uma leva de nordestinos, especialmente pernambucanos, alagoanos e baianos. Eles acamparam na margem direita do rio Aquidauana, com o objetivo de encontrar diamantes no rio. Depois de tanto explorar, finalmente encontraram ricas jazidas da pedra preciosa.

A notícia da descoberta de jazidas de diamantes no povoado trouxe mais gente à região. Depois que os diamantes acabaram, muitas pessoas deixaram a região; poucas ficaram por ali.

Rochedo tem esse nome devido ao leito rochoso do rio Aquidauana e por um sentimento de valorização dos minérios para os garimpeiros da época. A emancipação veio exatamente há 64 anos, pela Lei nº 204, de 23 de novembro de 1948.