Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolandia

Sanesul é eleita para Comitês de Bacias dos rios Miranda e Ivinhema

Notícias MS

29 de Junho de 2011 - 16:43

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), respectivamente, tomou posse ontem (28), durante a reunião do Conselho Estadual Recursos Hídricos, como uma das entidades eleitas para formar os Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Miranda (biênio 2011 a 2013) e do Rio Ivinhema (quadriênio 2011 a 2015).

No dia 31 de junho foram divulgados os nomes das instituições eleitas para o comitê da bacia do rio Miranda e no dia 15 para o comitê da bacia do rio Ivinhema. Os mandatos dos representantes da Sanesul para os mandados nas respectivas entidades do Sistema Nacional de Recursos Hídricos são o gerente da Gemam, Luís Fernando Gameiro, e o especialista em tecnologia da Gerência de Obras (Geob), Cláudio Ikeda.

Fazem parte dos comitês entidades governamentais e não-governamentais, prefeituras, sindicatos, câmaras de vereadores, universidades e usuários da sociedade civil. Os usuários são onze representantes escolhidos dentre os grupos das organizações cadastradas e habilitadas dos setores relacionados e que fazem uso, direto ou indireto, das águas superficiais ou subterrâneas existentes na bacia.

Os Comitês de bacias hidrográficas são responsáveis pela gestão dos recursos hídricos de toda a região que abrange os rios, inclusive integrando as políticas municipais e as iniciativas regionais nas sub-bacias, estudos, planos, programas e projetos às diretrizes e metas estabelecidas para a bacia. A bacia do rio Miranda é composta por 20 municípios e a do rio Ivinhema por 25.

Segundo Luiz Fernando Gameiro, a participação da Sanesul no comitê de bacias hidrográficas é fundamental, uma vez que o comitê define os processos em recursos hídricos. “Por estarmos presentes nas várias cidades que fazem parte das bacias, podemos dar sugestões, propor melhorias, entre outras ações.”