Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Sanesul recebe equipe do Inmetro para reavaliação de acreditação

Em abril do ano passado, foi validada a competência técnica do LAC em âmbito internacional

Assessoria

07 de Abril de 2011 - 09:11

Sanesul recebe equipe do Inmetro para reavaliação de acreditação
Sanesul recebe equipe do Inmetro para reavalia - Assessoria

O Laboratório Central (LAC) da Sanesul recebeu a visita de três integrantes da equipe do Inmetro (Instituto de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial) para reavaliação dos procedimentos que garantem o selo de acreditação. As análises tiveram início no dia 5 de abril, e seguem até quinta-feira, dia 7, quando o resultado será apresentado a toda a equipe de laboratoristas.

 

A reavaliação visa observar os procedimentos do escopo adotado nas análises do LAC e verificar como elas vêm procedendo junto ao seu Sistema de Gestão da Qualidade. Com base nestes dados, o Inmetro se certifica se a acreditação do laboratório ainda é meritória.

 

Em abril do ano passado, foi validada a competência técnica do LAC em âmbito internacional. A Sanesul alcançou junto ao Inmetro o reconhecimento formal de sua qualidade com parâmetros aceitos no mundo todo.

Essa é a primeira reavaliação após a conquista, que sempre ocorre após um ano do recebimento do selo. Já as próximas reavaliações deverão ocorrer a cada dois anos.

Nesta ocasião, está sendo verificado o cumprimento dos compromissos firmados em 2010 pelos funcionários e pela diretoria da Sanesul. O Inmetro avalia a metodologia adotada nos setores administrativos, técnicos e operacionais do laboratório, desde o recebimento das amostras aos resultados das análises.

“O processo de acreditação é contínuo. A equipe do Inmetro analisa o amadurecimento do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), exigido pela ISO 17.025”, afirma a gerente de Controle Sanitário, Tânia Marchesi.

 

Na próxima quinta-feira, a equipe do laboratório se reunirá com o Inmetro para receber o resultado da reavaliação. A oportunidade servirá também para que os empregados do LAC possam conhecer os pontos que precisam ser aprimorados para garantir que a concessão da acreditação seja mantida. Esses quesitos têm o prazo de 90 dias para ser aperfeiçoados.