Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Semana da Mulher tem mutirões de saúde em Três Lagoas

A caminhada é uma parceria entre a prefeitura, Programa DST/AIDS e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Correio do Estado

02 de Março de 2011 - 15:25

A Semana da Mulher está sendo comemorada, em Três Lagoas, com mutirões de prevenção à saúde, principalmente de combate ao câncer de mama e colo de útero. As atividades tiveram início dia 1º, nos postos de saúde, e seguem até o dia 12 de março, quando será realizada a caminhada “Eu me amo, eu me cuido”, pelo centro da cidade, visando a conscientização sobre a necessidade do autocuidado. A caminhada é uma parceria entre a prefeitura, Programa DST/AIDS e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Até o dia 11, as Unidades Básicas de Saúde, os postos de Estratégia da Saúde da Família (ESF) e a Clínica da Mulher realizam coleta dos exames preventivos de colo de útero e exames clínicos de mamas. Os grupos também percorrerão fábricas para intensificar o atendimento por meio de palestras e coleta dos exames.

No dia 12, além da caminhada que sai da praça da Matriz, percorre o centro da cidade, com aproximadamente 200 participantes, e encerra na praça Senador Ramez Tebet, serão montados postos na praça e no Senac para exame preventivo do colo do útero, exame clínico das mamas e testagem para HIV, sífilis e hepatite B e C.

Visando ampliar a gama de atendimento, ainda serão feitas orientações sobre violência contra a mulher, assédio moral no trabalho, prevenção e riscos do uso de álcool, drogas e tabaco, planejamento familiar, alimentação e nutrição. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde e de Assistência Social.