Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 13 de Junho de 2024

Sidrolandia

Senai de Dourados oferece 872 vagas em 26 cursos gratuitos em 4 cidades de MS

Assessoria

06 de Julho de 2012 - 14:41

No âmbito do Programa Senai Educa Qualificação, o CetecSenai Dourados oferece, ao longo deste 2º semestre, 872 vagas em 26 cursos gratuitos da modalidade de qualificação profissional, realizados por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), na categoria de inclusão produtiva, nas cidades de Dourados, Deodápolis, Nova Alvorada do Sul e Ponta Porã.

Apenas em Dourados, são 293 vagas em 15 cursos gratuitos, enquanto em Ponta Porã são 369 vagas em 12 cursos gratuitos, em Nova Alvorada do Sul são 180 vagas em 5 cursos gratuitos e Deodápolis são 30 vagas em um curso gratuito.

Para Dourados, o CetecSenai oferece os cursos de ajustador mecânico, assistente de produção, almoxarife, eletricista de baixa tensão, encanador, mecânico de manutenção de máquinas de costura, modelador e confeccionador de lingerie e moda praia, mecânico de manutenção automotiva, modelista, operador de máquinas e implementos agrícolas, oxicortador, operador de máquinas-ferramentas convencionais, pintor de obras, pedreiro de alvenaria e torneiro mecânico.

Já em Nova Alvorada do Sul são oferecidos os cursos de auxiliar administrativo, assistente de produção, eletricista instalador predial de baixa tensão, padeiro e eletricista industrial, enquanto em Deodápolis é oferecido o curso de assistente de produção.

Em Ponta Porã são oferecidos os cursos de aplicador de revestimento cerâmico, carpinteiro de obras, costureiro industrial, eletricista de baixa tensão, encanador, eletricista de automóveis, mecânico de manutenção de motores diesel, pedreiro, pintor de obras, mecânico de motocicletas, mecânico de manutenção de máquinas agrícolas e soldador. “O Senai Educa visa proporcionar oportunidades de formação profissional às pessoas, facilitando o ingresso no mercado de trabalho e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida”, disse Gilberto Schaedler, gerente do CetecSenai Dourados.

Preparação Ele acrescenta que o Programa contribui de forma decisiva para que as indústrias possam contratar profissionais mais preparados para desenvolverem suas atividades, melhorando a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. “É o CetecSenai Dourados contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento industrial da região”, reforçou.

Para o supervisor de educação e tecnologia do CetecSenai Dourados, Guilherme Branco, esses cursos visam atender uma demanda forte da indústria da região da Grande Dourados com relação à mão de obra qualificada. “O Pronatec atende uma parcela da comunidade que necessita de qualificação profissional para ingresso no mercado de trabalho. Todas as aulas são ministradas nas unidades do Senai em Dourados, Deodápolis, Nova Alvorada do Sul e Ponta Porã, onde os alunos recebem uniformes, material escolar e vale transporte”, ressaltou Guilherme Branco.

A aluna do curso de costureiro industrial do CetecSenai Dourados, Sandra Regina Padilha de Oliveira, admite estar gostando muito das aulas e aprendendo bastante. “Hoje, eu costuro em casa, mas quero abrir meu próprio ateliê e contratar futuras ajudantes”, afirmou Sandra. Já o aluno do curso de padeiro do CetecSenai Dourados, Sidnei Semildo, relata que, como já trabalha na área, a qualificação será muito importante para aprimorar e ampliar o seu conhecimento. Na avaliação do aluno Antônio Eurico da Silva, que faz o curso de eletricista automotivo do CetecSenai Dourados, o início da qualificação foi difícil, mas agora já ampliou seu conhecimento e pretende exercer a profissão futuramente.

Serviço – Os interessados em se inscrever nos cursos devem procurar o CetecSenai Dourados, que fica na Rua Jandaia, 1.905, Bairro Vista Alegre, ou pelo telefone (67) 3411-2600