Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 21 de Junho de 2024

Sidrolandia

Servidores da Agepen participam de capacitação em Direitos Humanos e HIV-Aids

A capacitação será realizada na Escola Penitenciária, e terá início na segunda-feira (23)

Notícias MS

20 de Agosto de 2010 - 09:44

Seis servidores que atuam na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen) irão participar da capacitação em Direitos Humanos e HIV-Aids, promovida pelo Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável – Centro-Oeste (Ibiss-CO). A capacitação será realizada na Escola Penitenciária, e terá início na segunda-feira (23).

Um dos objetivos da capacitação é passar orientações sobre legislação, procedimentos e serviços relacionados à HIV-AIDS. “Considerando que nossos servidores estão diretamente em contato com essa situação, o curso poderá contribuir para o enfrentamento à doença e para que ações sejam implementadas”, destaca a diretora da Espen, Diolandes Pereira de Lima. “Os servidores também irão repassar informações, orientações e procedimentos aos internos portadores do vírus e, até mesmo aos seus familiares”, completa.

A seleção dos servidores foi feita pela Divisão de Saúde da Agepen. Segundo a supervisora Maria de Lourdes Delgado Alves, foram selecionados para a participação técnicos em enfermagem e assistentes sociais que atuam em unidades penais da Capital.

De acordo com o Ibiss-CO, o evento irá reunir representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil de várias partes do Estado ligados a assuntos como: Saúde, Judiciário, Assistência Social, Educação, MPT, Direitos Humanos e Juventude.

A capacitação prossegue até quarta-feira (25). Confira abaixo a programação completa: 23 de Agosto de 2010

Seminário “Mulheres em tempos de AIDS”.


8h Credenciamento

8h30 Abertura Oficial

Mesa: Ibiss, Secretaria Estadual Saúde, Coordenação Estadual DST/Aids, Conselho Estadual de Saúde e Conselho Estadual de Direitos Humanos e Fórum ONG Aids e Espen.

9h - I Painel

Direitos Humanos e a política de Saúde para PVHA: Direito à intimidade, sigilo da sorologia, direitos sexuais e reprodutivos; Direito à vida e à saúde (Lei 8080/90 e 8142/90) (também focar para o impacto da medicação na vida das mulheres e no seu dia a dia)


Facilitador: Clarice Souza Pinto
Debatedores:

10h – Café

Debate

12h Almoço

II Painel

13 h Apresentação vídeo Vida positiva (Trabalho de Conclusão de Curso)

13 h30 Mercado Trabalho e Sociedade.


Debates
(Propostas Carta de recomendação para a política estadual).
24 de Agosto
Curso de capacitação em Direitos Humanos e HIV/Aids

8h - Credenciamento

8h30 – Café com apresentação Cultural

9h – Curso - Temática de Abertura

Introdução á Historia dos Direitos Humanos: A epidemia HIV/Aids e a luta por direitos.


12h – Almoço

13h30 – Direitos das PVHA (e convivendo) e direitos violados: Legislação Brasileira e o vírus HIV/Aids (direito trabalhista, previdenciário e assistência social)

15h30- Café

25 de Agosto

Continuação

8h - HIV/Aids e Sociedade: onde estamos? Estigma e preconceito e seus impactos para as PVHA: O Movimento de luta contra o HIV/Aids: empoderamento de sujeitos da história.
Facilitador;

10h Café
12 Almoço

13h - Elaboração de um projeto de intervenção.