Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Setas promove capacitação dos coordenadores do Programa Vale-Renda

O objetivo do Encontro é transmitir informação e conhecimento a todos que atuam no programa

Noticias MS

26 de Abril de 2011 - 08:00

Setas promove capacitação dos coordenadores do Programa Vale-Renda
Setas promove capacita - Foto: Rachid Waqued

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) promove de terça a sexta-feira (26 a 29), das 8 às 18 horas, no auditório do Senac, o Encontro de Formação de Coordenadores e Socioeducadores do Programa Vale-Renda. O objetivo do Encontro é transmitir informação e conhecimento  a todos que atuam no programa, nos 78 municípios do Estado, tendo como meta o fortalecimento do papel de agentes multiplicadores junto às famílias atendidas. 

Em 2009, o governador sancionou a lei que instituiu o Programa Vale-Renda e garantiu a 13ª parcela do benefício. Neste sentido, o programa se consolidou como política de Estado, o que trouxe mais segurança aos beneficiários e maior transparência na execução. 

Com mais responsabilidade, todos os operadores, entre coordenadores e socioeducadores, serão capacitados para possibilitar mais excelência na execução do programa, que tem como objetivo prestar atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, promovendo inclusão social e possibilitando o acesso às demais políticas públicas. Desenvolve duas ações relevantes: a primeira é transferência de recursos financeiros, a segunda consiste na realização de reuniões socioeducativas, nas quais são transmitidas informações, orientações e encaminhamentos. 

O evento conta com palestras de parceiros como o Procon, Banco da Gente, Vale-Universidade, Vale-Universidade Indígena, Programas de orientações contra violência, discriminação sexual e bullyng, além de orientações sobre previdência social, Sistema Único de Saúde, violência no trânsito e debates. 

O Senac fica localizado na rua Francisco Cândido Xavier, 75 – Centro, em frente ao Horto Florestal.