Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 15 de Abril de 2024

Sidrolandia

Sidrolandenses representaram MS em Torneio Nacional de Wadô-Ryu

O evento foi promovido no Ginásio de Esportes Luciano Moreno de Freitas, do Tênis Clube (TCPP).

Franciane Trindade/ Região News

12 de Julho de 2011 - 07:54

Sidrolandenses representaram MS em Torneio Nacional de Wadô-Ryu
Sidrolandenses representaram MS em Torneio Nacional de Wad - Arquivo Pessoal

Aproximadamente 300 atletas do estilo Wadô-Ryu de Karatê de cinco Estados disputaram, neste final de semana, o Torneio Nacional de Confraternização Wadô-Ryu Karatê-Do Renmei do Brasil – Troféu Prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, em Presidente Prudente (SP). A competição teve início na tarde de sábado (09), após o 1º Gashuku (trabalho de reciclagem com alunos e professores), e encerrada no domingo (10), por volta das 13h. O evento foi promovido no Ginásio de Esportes Luciano Moreno de Freitas, do Tênis Clube (TCPP).

O campeonato trouxe a demonstração de katá (luta imaginária) e os combates denominados kumitê. No primeiro, realizado por idade que engloba 17 categorias, sendo que delas podem participar atletas com idade acima de cinco anos. Na outra, são 28 atletas divididos por idade (a partir dos seis anos) e por peso, sendo a menor delas, atletas com peso a partir de 40 quilos.

De acordo com o diretor regional da Wadô-Ryu, faixa preta e 5º Dan, Paulo Villalva Martins, o 1º Gashuku serviu para que cem karatecas tivessem contato mais próximo do mestre, hanshi-shihan e 9º Dan, além de presidente da Organização Wadô-Ryu Karatê, Koji Takamatsu de 80 anos. Estiveram presentes, representantes de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “Isso faz com que os atletas ampliem seus círculos de amizade”, diz Martins.

Representando o Estado de Mato grosso do Sul o professor Vilson Rios, Sergio Kamada Junior e Luciano Kamada de Sidrolândia, da cidade de Maracaju o Prof. Edson Alves de Lima, campeão em luta e vice-campeão em kata, e o atleta Vinicius Trevisan, vice-campeão em luta.

Segundo o Professor e arbitro do evento, Vilson Rios o estado de Mato Grosso do Sul foi bem representado, apesar de não ter atletas de Sidrolândia na competição, “aproveitamos muito bem o Gashuku (curso) o professor de Maracaju, Edson é aluno de Sidrolândia e além de ter sido campeão prestou exame para a faixa preta 2º Dan e foi aprovado com uma ótima nota. E ainda acertamos a vinda do Mestre Sergio Takamatsu para visitar nossas academias, será a primeira vez que Sergio vira para Sidrolândia e vem no lugar de seu pai o Mestre Koji Takamatsu de 80 anos” disse o professor.

Koji Takamatsu recebeu título de Cidadão Prudentino

Ao centro na foto, o presidente da Organização Wadô-Ryu Karatê-Do Renmei do Brasil, Koji Takamatsu de 80 anos, recebeu o título de Cidadão Prudentino. A cerimônia aconteceui na Câmara de Vereadores de Presidente Prudente, com iniciativa do vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB). A premiação partiu para reconhecer os serviços prestados, tanto para a região de Prudente quanto em âmbitos nacional e internacional, pelo carateca faixa preta hanshi-shihan 9º Dan, natural de Kakogawa (província de Hyogo, Japão). Acompanhado da esposa Neide Harue Takamatsu, 70 anos, Koji esteve na cidade para participar do curso de reciclagem 1º Gashuku e do Torneio Nacional de Confraternização Wadô-Ryu Karatê-Do Renmei do Brasil – Troféu Prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã.