Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 2 de Maio de 2024

Sidrolandia

Sidrolândia receberá 6ª Feira Estadual de Sementes Crioulas

O evento será promovido pela Federação da Agricultura Familiar(FAF) em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultores Familiares de Sidrolândia

Adenilso Assunção Professor e Conselheiro Tutelar Coordenador do Seminário

07 de Dezembro de 2010 - 17:42

Sidrolândia receberá nos próximos dias 10, 11 e 12 de dezembro, no parque de exposições a 6ª Feira Estadual de Sementes Crioulas. O evento será promovido pela Federação da Agricultura Familiar(FAF) em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultores Familiares de Sidrolândia.

A atividade terá o objetivo de mostrar para a população da cidade e do campo a qualidade dos produtos produzidos pelos agricultores familiares (pequenos agricultores da reforma agrária ou não). Além da feira de comercialização acontecerão outras atividades: palestras, debates, exposições diversas e visitas a sítios do entorno de Sidrolândia com produção consideradas modelo na agricultura familiar da região.

O acontecimento da feira será um desafio para a organização dos pequenos agricultores e demonstrará a sociedade que existe produção nos assentamentos, além de cidadãos comprometidos e pensadores no desenvolvimento dos assentamentos do estado.

Dentro desta ideia acontecerão os seminários e debates em diversos temas. Na condição de professor do campo, mas cumprindo papel significativo junto a população de toda Sidrolândia exercendo a função de Conselheiro Tutelar, gostaria de destacar dentro da 6ª Feira o SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.

A iniciativa tem intenção de pensar uma política em educação diferenciada para as 4.132 famílias assentadas, outros pequenos agricultores e indígenas de nossa Sidrolândia e Estado de Mato Grosso do Sul. Quero garantir que existe uma legislação nacional expressa em leis que garante esta PROPOSTA POLÍTICA PEDAGÓGICA diferencia para o campo, mas, que ainda não é cumprida pelos municípios brasileiros, inclusive Sidrolândia.

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a educação do campo, bem como, buscar alternativas para que os municípios apliquem na prática este novo pensamento em educação, garantindo qualidade em educação; respeito às diferenças do campo; respeito a um calendário que permita um melhor aproveitamento de todos os integrantes do núcleo familiar, fazendo acontecer a agricultura familiar na busca da produção; valorização do homem do campo para que não mais aconteça o êxodo rural, construção de novas escolas próximas às comunidades; debate de uma cultura do povo do campo e a necessidade de reafirmação desta cultura como forma de fortalecimento do coletivo.

Para enriquecer o debate contaremosno seminário com: a Secretária Estadual de Educação - Nilene Palhares; o Coordenador da Educação do Campo do Ministério da Educação - José roberto; a Coordenadora Nacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera/incra - Clarice Santos; Representantes de entidade Nacionais e Estaduais dos trabalhadores do campo, além de pais, alunos e professores do campo de todo Estado de Mato Grosso do Sul.