Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 28 de Abril de 2024

Sidrolandia

Sidrolândia: Sai acordo e comércio vai abrir até mais tarde a partir do dia 6

O impasse nas negociações ameaçava a ampliação do horário de funcionamento no comércio

Flávio Paes

02 de Dezembro de 2010 - 09:52

O comércio de Sidrolândia vai abrir até mais tarde, num esquema especial de funcionamento em função das festas do final de ano. A partir de segunda-feira, dia 6, o comércio vai abrir até as 7 da noite; entre os dias 13 e 18, o atendimento vai até ás 8 horas da noite e entre os dias 20 e 23, as lojas funcionam até as 22horas. Na véspera de Natal, dia 24, o consumidor terá até as 19 horas para fazer suas compras. Entre os 27 e 30 de dezembro, o horário comercial será prorrogado até às 19 horas.

No sábado dia 11, aniversário de Sidrolândia, o comércio abre, mas ficou acertado que até quinta-feira, 48 horas antes, todos os comerciantes que quiserem abrir seu estabelecimento, além de pagar horas-extras correspondentes, terão de enviar ao Sindicato dos Trabalhadores um documento com a assinatura dos funcionários que se dispuserem a trabalhar.

Além disso, terão de dar folga na semana seguinte.  A mesma regra se aplicará a todos os domingos e feriados, dos dias 15 e 20 de novembro; 11 de outubro; 21 de abril; 26 de junho.  O comércio não vai abrir em 25 de dezembro; primeiro de janeiro; 22 de abril, primeiro de maio e 7 de setembro.

O impasse nas negociações ameaçava a ampliação do horário de funcionamento no comércio. Os empresários chegaram a cogitar recorrer a Justiça para garantir o esquema especial. O acordo surgiu porque cederam a duas reivindicações dos comerciários; o reajuste salário passou de 6 para 6,75%, garantindo um piso de R$ 570,00, acima do salário mínimo.

Eles também concordaram com a exigência de comunicação prévia ao sindicato dos trabalhadores, sobre o interesse em funcionar nos feriados.