Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Simone destaca inclusão social e enfrentamento à discriminação durante o III Conepir

A abertura também contou com a participação da ministra chefe da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Bairros.

Notícias MS

22 de Agosto de 2013 - 15:30

A vice-governadora e secretária de governo Simone Tebet participou na noite de ontem (21) representando o governador André Puccinelli, da solenidade de abertura da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (III Conepir-MS), realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. A abertura também contou com a participação da ministra chefe da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Bairros.

O III Conepir, que vai até o dia 23 de agosto, traz esse ano como tema: “Democracia e Desenvolvimento: Por um Brasil Afirmativo sem Racismo” tendo como objetivo ampliar e reafirmar as políticas públicas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade como fatores essenciais ao desenvolvimento social e à democracia plena. De acordo com a vice-governadora Simone Tebet, Mato Grosso do Sul vem avançando nas políticas públicas de promoção à igualdade racial, priorizando diminuir cada vez mais a discriminação.

“Os governos dos Estados sempre primaram pela igualdade. Hoje, as nossas políticas públicas procuram diminuir a discriminação, focando em ações na assistência social, educação e saúde. O enfrentamento à discriminação é uma causa de todos nós. Em Mato Grosso do Sul conseguimos avançar muito na questão de leis, garantindo a implantação do sistema de cotas na Universidade Estadual e em concursos do Estado, além das ações nas construções de casas populares e produção. Mas somente as leis não são suficientes. O nosso maior desafio está em ampliar o enfrentamento à desigualdade através da educação. Com a realização do III Conepir com certeza levaremos propostas para serem debatidas na Conferência Nacional que elevem a política do não preconceito e da valorização do ser humano”, destacou Simone.

Para a ministra Luiza Barros, o maior avanço nos últimos dez anos está na inserção da população negra no ponto de vista do emprego e educação. Mesmo com o avanço, a ministra ressalta que o enfrentamento à discriminação e a ampliação nos trabalhos de acesso à educação têm sido o foco da promoção à igualdade. 

“Houve um grande avanço nas questões que envolvem o mercado de trabalho. Atualmente nota-se um crescimento nos empregos formais, além das políticas que garantem a reserva de vagas nos concursos estaduais ou no ingresso de universidades, como é o caso de Mato Grosso do Sul. Há também uma presença maior das comunidades quilombolas nos programas sociais. A inclusão social que é o foco das nossas políticas contra a desigualdade dá-se à partir da educação, uma das alternativas para melhor debatermos está no trabalho das dimensões do conteúdo educativo, levando a origem afro-brasileira nas escolas”, disse a ministra.

A III Conepir/MS está sendo realizada pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Governo, através da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

A etapa estadual é uma preparação para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III Conapir), que vai acontecer em Brasília (DF), de 5 a 7 de novembro, com o tema central “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: Por Um Brasil Afirmativo”. Participam 1,4 mil pessoas, de todo o Brasil, entre delegados convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais).