Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 19 de Maio de 2024

Sidrolandia

Tadeu comemora entrega do novo Sidrônio para o próximo ano letivo

O prédio tem capacidade para abrigar 1.300 alunos em 13 salas de aula, divididas em sete blocos

Flávio Paes

23 de Agosto de 2010 - 13:28

Tadeu comemora entrega do novo Sidrônio para o próximo ano letivo
Tadeu comemora entrega do novo Sidr - Foto: Marcos Tom

Até novembro devem estar concluídas as obras do novo prédio (na Rua Ponta Porã, ao lado da APAE) que vai abrigar a Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, a mais tradicional de Sidrolândia.

Em visita ao canteiro de obras o vereador professor Tadeu se disse emocionado ao acompanhar o andamento da construção. Por  mais de 20 anos ele deu aula, atuou como coordenador pedagógico e diretor do Sidrônio Antunes de Andrade que a partir do próximo ano letivo estará em casa nova. "É a concretização de um sonho que  compartilho com toda a população sidrolandense", comenta.

A obra  que há pelo menos 10 anos vinha sendo prometida pelo Governo do Estado está exigindo investimento de R$ 2,8 milhões. A prefeitura doou terreno (com autorização da Câmara) e ofereceu o serviço de terraplanagem. 

O prédio tem capacidade para abrigar 1.300 alunos em 13 salas de aula, divididas em sete blocos, com banheiros, biblioteca, sala de informática, dependências administrativas, além de quadra coberta. 

Como diretor do Sidrônio o professor Tadeu esteve à frente de campanhas, coletou abaixo-assinados, cobrando a construção do novo prédio para substituir o atual que abriga de forma precária 10 salas de aula. A própria bancou parte das melhorias feitas no atual prédio.

"Fizemos campanhas, rifas, para fazer melhorias como a cobertura do pátio", lembra o vereador. A construção do novo Sidrônio foi lançada pelo governador André Puccinelli no dia 25 de maio do ano passado, mas sua construção começou efetivamente em outubro.

Agora está sendo iniciada a fase de acabamento. A expectativa é de que em novembro a obra fique pronta e no mês de fevereiro, no início das aulas, esteja mobiliada para receber os alunos.

O professor Tadeu tem feito gestões junto à Secretaria Estadual de Educação para que as atuais instalações (no centro da cidade, perto da Prefeitura) seja cedidas ao município para abrigar Secretarias municipais.

Histórico - A escola Sidrônio Antunes de Andrade que recebeu a atual denominação em 1975,  surgiu antes de Sidrolândia ser elevada à condição de município em 1953. Em 1944 foi fundada como o nome de Escolas Reunidas Presidente Vargas.

O terreno foi doado e o prédio, onde funciona até hoje, foi construído (e mantido por três anos) por Sidrônio Antunes de Andrade, o catarinense fundador da cidade, que até 1947 pagou do próprio bolso o salário dos professores.