Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Técnicos da Funasa visitam comunidade rural de Mato Grosso do Sul

O superintendente da Funasa de MS, Pedro Teruel, participou da visita e afirma que esse cuidado da Fundação com a gestão desses sistemas é importante para otimizar os recursos públicos

Campo Grande News

27 de Setembro de 2013 - 10:00

A superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul recebeu no último dia 10.09 três técnicos do Departamento de Engenharia e Saúde Pública (Densp), setor da Instituição em Brasília. O objetivo da visita foi examinar em conjunto o modelo de gestão do Sistema de Abastecimento de Água da comunidade quilombola Furnas do Dionísio, localizada no município de Jaraguari, para servir de fonte de dados concretos para a criação de novos modelos.

Foram recebidos pela Funasa de MS os técnicos do Densp Juliana Zancul, André Galvão e Helena Galvão. A estratégia da visita consistiu em uma abordagem com os moradores, Saae e o responsável pela manutenção do sistema, para conhecer o funcionamento e discutir o modelo de gestão, passando por três unidades de abastecimento ( poço e reservatório).

Participaram da visita o superintendente da Funasa de MS, Pedro Teruel, o chefe da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp), Aristides Ortiz, o engenheiro Aroldo Galvão, o técnico do Serviço de Saúde Ambiental, Aldírio Sérgio Rodrigues, e representantes do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Jaraguari.

Na ocasião foi verificado como a comunidade resolve as demandas de falhas no sistema, com isso, a Funasa pretende estabelecer modelos de gestão sustentável para pequenas comunidades rurais, como também é o caso dos assentamentos.

Segundo o engenheiro da Diesp, Aroldo Galvão, “o desafio do saneamento rural no Brasil é encontrar esse modelo de gestão dos sistemas de abastecimento de água. As comunidades, na maioria das vezes, possuem um arranjo institucional, com Saae ou prefeitura, que possibilita a ação sem interrupções”.

Em Furnas do Dionísio o abastecimento funciona em parceria com o Sistema Autônomo de Água e Esgoto, que se tornou o responsável pela manutenção da obra após a conclusão dos trabalhos de implantação do Sistema de Abastecimento de Água pela Funasa de MS. A sustentabilidade do serviço se dá por meio de uma tarifa recebida dos moradores que custeia as despesas do sistema.

O superintendente da Funasa de MS, Pedro Teruel, participou da visita e afirma que esse cuidado da Fundação com a gestão desses sistemas é importante para otimizar os recursos públicos, possibilitando a realização de obras cada vez mais modernas, de alta qualidade e que atendam as demandas das comunidades beneficiadas.