Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolandia

Troca de experiências impulsiona encontro entre produtores

MS Notícias

21 de Julho de 2011 - 13:41

Produzir alimentos saudáveis, integrar produção vegetal com produção animal, desenvolver a cultura coletiva e o fortalecimento do grupo de produtores são algumas das oportunidades geradas a partir do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentáveis – PAIS que serão apresentadas na 4ª edição do Encontro dos produtores do projeto PAIS, nesta quinta-feira, dia 21 de julho, em Sidrolândia.

Este ano, produtores de Campo Grande, Jaraguari, Terenos e Bandeirantes também participam do encontro. “Hoje, há mais de 150 unidades de PAIS no município de Sidrolândia. É importante ressaltar as vantagens e o crescimento que o projeto traz, para incentivar o produtor que tenha interesse em desenvolver atividades na agricultura familiar”, enfatiza Marcus Rodrigo de Faria, gerente de Agronegócios do SEBRAE.

Para o técnico da Agraer e coordenador do projeto PAIS em Sidrolândia, Jovelino Alves Caetano, a participação dos produtores e das entidades parceiras é fundamental para continuidade das ações. “O intuito do encontro é integrar produtores dos municípios participantes e apresentar resultados, por meio dos casos de sucesso, aos parceiros. É uma grande confraternização unida à troca de experiências que enriquece o resultado final”, afirma.

A Produção Agroecológica Integrada e Sustentável é uma tecnologia social que trata de uma nova alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar. É agroecológica porque protege, conserva e respeita o meio ambiente, extinguindo o uso de agrotóxicos. É integrada porque concilia a criação de animais com a de hortaliças, frutas, cereais e ervas medicinal. E é sustentável porque preserva o meio ambiente da propriedade, visando a qualidade do solo e da fonte de água.

A programação prevê a apresentação do projeto PAIS, de casos de sucesso de Campo Grande e Sidrolândia, além de visitas a campo, em duas propriedades rurais da região. A realização do encontro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Rural do município, em parceria com SEBRAE, Agraer, Banco do Brasil e FBB.