Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 19 de Junho de 2024

Sidrolandia

UEMS inaugura observatório solar indígena na Aldeia Panambi

O projeto resgata um pouco a ciência perdida pelos antepassados desses índios

Conjuntura On-line

18 de Agosto de 2010 - 16:20

O terceiro e último observatório solar indígena será inaugurado amanhã (19), às 10h, na Aldeia Panambi. Os outros dois observatórios foram instalados na Escola Tengatui Marangatu, localizada na aldeia Jaguapiru, em Dourados e na sede da UEMS.

“O projeto resgata um pouco a ciência perdida pelos antepassados desses índios. É um resgate para que a nova geração se conscientize dessa ciência e cultura e que isso se propague nas comunidades, de pai para filho, e não se perca ao longo do tempo”, destacou o prof. Paulo.

Além disso, é uma iniciativa para se ensinar conhecimentos indígenas em escolas indígenas.

Na inauguração do observatório, prof. Paulo Souza da Silva passará para as crianças, caciques, professores e curiosos, as coordenadas do funcionamento do observatório.

A cerimônia de inauguração que acontece amanhã na Aldeia Panambi, Escola Pai Chiquito Pedro, terá a participação do capitão da aldeia, do Secretário Municipal de Educação, da Diretora da Escola, do responsável pelo projeto prof. Paulo Souza da Silva e do reitor da UEMS, Gilberto Arruda.

“Fecho a meta cumprida. O trabalho foi positivo”, acrescentou Paulo. Para ele, esses conhecimentos que são essenciais até pra sobrevivência do indígena não podem se perder, precisam ser resgatados.

A inauguração será composta por apresentação cultural dos indígenas da escola, fala das autoridades e explicação sobre como funciona.