Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Unidade demonstrativa de apicultura qualifica assentados

Além disso, foram avaliadas ainda, as estruturas dos lotes quanto a fontes de água e, principalmente, quanto a fontes de pólen e néctar

MS Notícias

29 de Abril de 2011 - 16:55

Uma unidade demonstrativa de apicultura instalada no assentamento Eldorado, em Sidrolândia por meio de um convênio firmado entre a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e o Incra está permitindo a demonstração da viabilidade da atividade às famílias assentadas.

A unidade foi montada com materiais apícolas básicos adquiridos por meio do convênio como colmeias, macacões, formão, fumegador, lâminas de cera, entre outros e está tendo acompanhamento da engenheira agrônoma da Agraer de Sidrolândia, Caroline Pereira Vieira.

A engenheira agrônoma explica que, para a escolha do local da unidade demonstrativa foram avaliados, entre os interessados, os respectivos perfis e características de suas famílias. Além disso, foram avaliadas ainda, as estruturas dos lotes quanto a fontes de água e, principalmente, quanto a fontes de pólen e néctar. “Além das características das famílias e da região onde foi implantada a UD, foram considerados também, o conhecimento do produtor sobre o assunto e a experiência na atividade. Após a identificação do produtor contemplado, foi feito o transporte dos materiais até o local e organizado um grupo de interessados em acompanhar e qualificar a apicultura”, explica Caroline.

Os assentados já obtiveram a primeira produção através da unidade demonstrativa e utilizaram o mel produzido para consumo familiar e para comercialização no próprio assentamento.

De acordo com o gestor de Desenvolvimento Rural da Agraer, Ricardo Dias Peruca, outras unidades estão sendo instaladas através do convênio nos municípios de Terenos, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Nioaque, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo e Selvíria.