Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 23 de Junho de 2024

Sidrolandia

Universidades particulares farão inscrições pela internet

Por ano, cerca de 400 mil vagas não são preenchidas. Um desperdício em um país onde tanta gente sonha com uma formação de nível superior

Conjuntura On-line

26 de Agosto de 2010 - 15:39

Pela internet o estudante vai poder pesquisar e escolher qual curso universitário preferido. O sistema Faculdade Já vai ser lançado nessa quinta-feira e pretende facilitar o encontro entre as instituições privadas de ensino superior e os candidatos.

Por ano, cerca de 400 mil vagas não são preenchidas. Um desperdício em um país onde tanta gente sonha com uma formação de nível superior.

Comparar cursos, preços, carreiras e notas mínimas exigidas vai permitir uma escolha mais precisa para o estudante. À medida que mais universidades entrem no sistema haverá uma menor necessidade de viagens para se prestar provas de vestibular.

"O processo funciona em duas etapas. Na primeira, o candidato se inscreve através do site, sempre gratuitamente. Indica o estado em que quer estudar e coloca também a carreira, dentro de um leque de mais de 120 opções.

Faz o pré-cadastro, o sistema mostra quais as universidades que estão disponibilizadas, ele vai avaliar pelo site e vai ver qual a nota - o critério básico é a nota do Enem, ele pode utilizar a nota do Enem 2010 e até o de 2009", explica o diretor do Faculdade Já, João Mesquita.

Com o resultado do Enem na mão, o estudante tem três dias para fazer a matrícula. Passado esse prazo essa vaga poderá ser ocupada por outro candidato. A agilidade deve permitir que aos poucos universidades e estudantes possam gastar menos e lucrar mais.