Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Vacinação contra febre aftosa começa hoje no Estado

Por meio da portaria nº 2265/2011, a agência alterou, em caráter excepcional, a data de início da vacinação

Campo Grande News

02 de Maio de 2011 - 08:42

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) inicia nesta segunda-feira, e vai até o dia 31 de maio, a etapa de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul na Região do Planalto e da ZAV (Zona de Alta Vigilância) de todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando.

Por meio da portaria nº 2265/2011, a agência alterou, em caráter excepcional, a data de início da vacinação. A nova portaria visa atender as diretrizes para a Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, estabelecidas pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Segundo informações da Iagro, para o produtor que optar por realizar neste mês, a vacinação ocorre, excepcionalmente, no prazo de 2 de maio a 15 de junho, para todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade. Na Região do Pantanal a imunização dos animais estava marcada para acontecer entre 1º de maio e 15 de junho.

A Iagro também informa que após a vacinação é obrigatório o registro, que deverá ser feito no máximo até o dia 15 de junho. Após o registro da vacinação, o produtor também deverá emitir a Declaração de Estoque Efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos.

O documento deve ser entregue com o comprovante de registro de vacinação contra febre aftosa (CT-13) nas unidades da Agenfa (Agência Fazendária de Mato Grosso do Sul) até 15 de junho.