Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Veja carreiras em alta e em baixa no mercado de trabalho durante a crise

Profissões relacionadas a redução de custos e produtividade estão em alta. Segundo consultoria, áreas de marketing e vendas têm redução de vagas.

G1

26 de Agosto de 2015 - 07:08

O mercado de trabalho é um dos principais termômetros das dificuldades enfrentadas pelas empresas, que sofrem com o enxugamento das equipes e o adiamento nas contratações. Neste contexto, algumas carreiras são impactadas com mais ou menos intensidade.

Levantamento da Randstad Professionals, consultoria de recrutamento executivo, listou as carreiras que estão em alta e em baixa no mercado de trabalho durante a atual crise econômica enfrentada pelo país.

Segundo Anna Melo, gerente da Randstad Professionals, os resultados negativos que o Brasil vem colhendo na economia desde 2014 também refletiram na busca por profissionais com perfis que se adequem a cenários de diminuição de investimentos e que demonstrem rapidez nas respostas e criatividade. “Os profissionais com maior vivência profissional ganham espaço, pois têm maior adaptação a um cenário desfavorável, podendo usar toda a sua bagagem para contornar a turbulência”, afirma.

Os gerentes de controladoria (controller) e de riscos e compliance, por exemplo, são os profissionais mais visados pelos RHs das empresas hoje em dia. Segundo Anna, a busca por pessoas que exerçam essas atividades acontece em virtude do cenário de crise, quando a dinâmica principal é ganho de escala, redução de custos e melhoria na produtividade.

"Todas as empresas estão buscando a máxima adequação às novas legislações, regulamentações, devido ao cenário político que atravessamos. Com isso, abre-se espaço no mercado para os gerentes de controladoria, riscos e compliance. Já o gerente de riscos, está envolvido nos processos financeiros, processos de comercialização e vendas (geração de receita), que são responsáveis pelo coração de qualquer negócio", destaca.

Por outro lado, há profissionais que, com a crise, veem diminuir as oportunidades no mercado de trabalho, como: engenheiros de vendas, que desenvolvem e apresentam soluções de produtos ou serviços; analistas de treinamento e desenvolvimento, responsáveis por desenvolver técnicas e treinamentos com planos de desenvolvimento individuais baseados em gestão de competências; gerentes de projetos, que fazem o planejamento e o controle da execução em diversos setores/áreas de negócios, e os gerentes de marketing, encarregados de desenvolver as estratégias de marketing, prospecção de orçamento para implementação de ações que provem a divulgação e extensão da marca, entre outras atividades.

Veja carreiras em alta durante a crise:
1) Gerente de controladoria (controller)
2) Gerente de riscos
3) Gerente de compliance

Veja carreira em baixa durante a crise:
1) Engenheiro de vendas
2) Analista de treinamento e desenvolvimento
3) Gerente de projetos
4) Gerente de marketing