Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 16 de Janeiro de 2022

Sidrolandia

Waldemar solicita academias céu aberto em todas as praças esportivas

Franciane Trindade/ Região News

12 de Maio de 2011 - 09:35

Waldemar solicita academias céu aberto em todas as praças esportivas
Waldemar solicita academias c - Marcos Tom

O vereador Waldemar Acosta (PDT) encaminhou indicação ao Prefeito Municipal de Sidrolândia com cópia a Senhora Roberta Stefanello Secretaria de Juventude Esporte e Lazer, solicitando a Instalação de academias publicas a céu aberto em todas as praças e centro de lazer no município de Sidrolândia incluindo o distrito do Quebra Coco.

Na ultima sessão ordinária o vereador levou o assunto novamente à tribuna, visando à importância da academia para o município, recentemente o parlamentar esteve na cidade de Chapadão do Sul onde observou que em todas as praças daquele município tem a academia céu aberto implantada e que a mesma é utilizada por jovem, adultos e pessoas da melhor idade.

“Hoje é possível encontrar em locais públicos de diversas cidades, lugares próprios para realizar exercícios. Em países como Japão e China, essas academias a céu aberto já fazem parte do cenário urbano há um bom tempo e são muito utilizadas por pessoas da terceira idade” relata o vereador.

Em 2009 o vereador Waldemar fez uma indicação ao prefeito solicitando a implantação de uma Academia Céu Aberta no município, em 2010 Daltro Fiuza atendeu a solicitação do parlamentar implantando a primeira Academia Céu Aberto no Estádio municipal Sotéro Zarate no Bairro São Bento, local este bem frequentado pela população que gosta de praticar esporte.

Já este ano uma segunda academia esta sendo instalada na Avenida Antero Lemes da Silva nas proximidades da Escola Municipal Olinda Brito de Souza. Mesmo com essas duas academias há necessidade da implantação de academia em outros locais, a exemplo do Ginásio de Esporte Leonel Brizola o “Brizolão”.

Recentemente estiveram no gabinete do vereador os senhores José Vicente da Silva e Gení Rodrigues dos Santos, eles são da terceira idade e fazem atividades no Brizola toda quarta e quinta-feira e apoiam a ideia de instalar uma academia no brizolão.

O fato interessante desses aparelhos é que eles proporcionam ao praticante um exercício sem impacto, que possibilita realizar o exercício com algumas vantagens, entre elas podemos citar:

- Redução do impacto prejudicial às articulações;

- Possibilita um aumento na amplitude do exercício, suave e gradualmente;

- Aumenta a flexibilidade dos músculos e articulações;

- Possibilita um aumento da capacidade cardiorrespiratória;

- Geralmente são equipamentos que permitem um exercício seguro e divertido;

- E o fator social implícito, já que a academia fica em locais públicos.

Esses aparelhos permitem a realização de exercícios que podem funcionar como aquecimento para uma corrida ou uma caminhada, mas também são exercícios que podem ser feitos em circuitos como em uma academia convencional.