Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Policial

Jovem é vítima de ‘slutshaming’ nas redes sócias e autor é obrigado a se retratar

Ela ingressou com ação na Justiça

Midiamax

27 de Maio de 2017 - 08:19

Após inventar que havia mantido relações com uma jovem, um rapaz que não a conhecia foi obrigado a se retratar. Ele espalhou, nas redes sociais, que ‘saía com ela’ e que havia mantido relações íntimas, prática conhecida como ‘slutshaming’, um tipo de bullyng praticado contra mulheres, de cunho misógino, com objetivo de constrangê-las.

Quem explica a história e divulga a decisão é o CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Conforme explicou, o rapaz também espalhou as fotos delas pelo aplicativo Whatsapp. Ela ingressou na Justiça e agora ele terá que publicar um texto em seu perfil nas redes sociais, desmentindo a história.

Slutshaming

Slutshaming é uma expressão da língua inglesa (do inglês slut, que significa vadia ou prostituta e shaming, do verbo envergonhar). O estigma é aplicado às mulheres e é ligada ao comportamento sexual, utilizado para tentar constrange-las.

Outras decisões judicias já aplicaram o mesmo entendimento. No Rio Grande do Sul, conforme o jornal Zero Hora, a família de uma jovem que teve fotos espalhadas no Whatsapp, ingressou na Justiça contra cinco pessoas, processados por injúria, difamação e ofensa à honra.

Em São Paulo, uma jovem foi indenizada em R$10 mil após amigo espalhar boatos sobre ela em grupo de WhatsApp.