Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Sidrolandia

Usina Santa Olinda foi praticamente vendida e será reativada, anuncia André Pucinelli

A secretaria Teresa Cristina deve confirmar agenda para Sidrolândia na próxima quarta-feira onde anunciara oficialmente a compra da Santa Olindo no Distrito do Quebra Coco.

Flávio Paes/Região News

28 de Fevereiro de 2014 - 13:19

A Usina Santa  Olinda, fechada desde junho do ano passado, deve ser comprada, o que abre perspectiva de reabertura da empresa que sempre foi a maior fonte de geração de emprego e renda e que chegou a ter 3 mil empregos. Autoridades políticas de Sidrolândia foram informados da negociação pelo governador André Puccinelli na manhã desta sexta-feira.

Pelo menos cinco grupos empresariais participaram das negociações. Segundo a secretária de Produção, Teresa Cristina Correa da Costa, uma empresa multinacional (que ela prefere manter o nome em sigilo) tem interesse na compra da usina. Já houve aprovação da diretoria brasileira, mas o negócio ainda depende do aval da direção central sediada no exterior.

“Este grupo pretende se estabelecer em Mato Grosso do Sul. Um negócio desta proporção, na qual está se adquirindo uma empresa praticamente falida, com passivo trabalhista e tributário elevado, é natural que os interessados em comprar se cerquem de todos os cuidados, para não terem surpresas após assumir a empresa”, avalia a secretária.

Há cálculos, não oficiais, de que o passivo supera R$ 1 bilhão. No caso de venda, quem receberá primeiro serão os trabalhadores.
Segundo a secretária, emissários do grupo interessado na compra da usina já estiveram vistoriando a indústria e desta vez ela confia num desfecho favorável.

Além do aval da Justiça de São José do Rio Preto, por onde tramita o processo de falência da empresa, o dono da Santa Olinda, José Pessoa Bisneto, por meio de um dos diretores do grupo, Fernando Perri, mostrou interesse em se desfazer da unidade. Em várias ocasiões, nos quase seis anos que vem se arrastando esta crise da indústria, surgiram interessados na compra, mas o negócio sempre esbarrou na exigência de Pessoa de manter parte do controle acionário.

Depois de uma crise que arrastou por mais de seis anos, a Usina Santa Olinda encerrou suas atividades no ano passado, demitiu os 300 trabalhadores remanescentes e até agora nenhum deles recebeu indenização, embora tenha havido um acordo intermediado com o Ministério Público do Trabalho que previa a destinação de metade da receita com a venda da cana para o pagamento dos funcionários.   

Com isto, boa parte dos moradores teve de deixar o distrito em busca de oportunidades de trabalho em municípios da região. A Usina Santa Olinda, que pertence ao empresário José Pessoa Bisneto, está em processo de recuperação judicial e tem um passivo estimado em R$ 1 bilhão. O parque industrial está sucateado e a parte agrícola (7 mil hectares de lavoura) precisa ser reformada.