Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Com redução, Hospital Universitário agenda cirurgias eletivas para 2015

No último dia 4 de abril, durante as comemorações pelos 39 anos do hospital, a direção anunciou o fechamento de 40 leitos por falta de funcionários.

Campo Grande News

16 de Abril de 2014 - 08:53

As cirurgias eletivas foram reduzidas em 60% no HU (Hospital Universitário) de Campo Grande e já são agendadas para 2015. As informações foram repassadas pelo superintendente do hospital, Cláudio Wanderley Luz Saab, durante entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

Segundo ele, as cirurgias em geral tiveram redução de 30%, sendo o maior impacto nas eletivas (procedimentos que não são de emergência). Diante da informação de que eletivas são agendadas para 2016, o superintendente disse que iria averiguar a situação, pois tem conhecimento de agendamento para 2015. “Quem é penalizado é o paciente, isso precisa ser revertido”, afirmou.

De acordo com Cláudio Saab, o HU sofre com a falta de recursos humanos. O hospital, que é ligado à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e administrado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), terá concurso para 770 vagas.

No último dia 4 de abril, durante as comemorações pelos 39 anos do hospital, a direção anunciou o fechamento de 40 leitos por falta de funcionários. O hospital pagava plantões, mas, desde dezembro do ano passado, o Ministério do Planejamento não autoriza os pagamentos.

“Não são os 40 leitos do HU que vai suprir a falta dos 900 que Campo Grande precisa”, afirmou o superintendente nesta quarta-feira. O hospital também passa por reformas e deve amplia o número de leitos de 236 para 273.

Com recursos do Rehuf (Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais), são realizadas reformas em cinco setores: pediatria, clínica médica, UTI Neonatal, centro cirúrgico e centro de material esterilizado. As obras começaram em abril e vão durar seis meses.

Por ano, a unidade atende 100 mil pacientes, realiza 300 mil exames laboratoriais e cinco mil cirurgias. O HU foi inaugurado em 13 de março de 1971, mas, por falta de recursos financeiros, só foi ativado em 3 de abril de 1975.