Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Cruzeiro do Sul diz que dobra oferta de lugares e atribui superlotação de ônibus aos domingos a clandestinos

O empresário aconselha o usuário a comprar sua passagem algumas horas antes do horário previsto de embarque.

Flávio Paes/Região News

23 de Julho de 2014 - 07:39

Cruzeiro do Sul diz que dobra oferta de lugares e atribui superlotação de ônibus aos domingos a clandestinos
Cruzeiro do Sul diz que dobra oferta de lugares e atribui superlotação de ônibus aos domingos a clandestinos - Foto: Flávio Paes/Região News

A superlotação dos ônibus que fazem o transporte de passageiros de Sidrolândia para Campo Grande, especialmente aos domingos a partir das 18 horas, segundo o diretor da Viação Cruzeiro do Sul, Cesar Possari, é resultado da combinação de  dois fatores basicamente: a concorrência do transporte clandestino, que traz os usuários domingo pela manhã, mas não faz o serviço de retorno ao final do dia e ao próprio comportamento do passageiro, que não tem o hábito de comprar sua passagem de forma antecipada e vai para rodoviária na última hora, em geral a partir das 18 horas.  

Possari garante que esta situação só se reproduz em outras duas cidades atendidas pela empresa: Rochedo e Corguinho, que também ficam próximas a Capital. Ele calcula que em Sidrolândia em torno de 100 veículos (entre carros de passeios e vans) explorem o transporte clandestino. O trabalho de fiscalização da Agepan (agência estadual de regulação) não tem inibido a prática. “Os interesses políticos barram qualquer tentativa de resolver o problema”, admite.

No caso específico do último domingo, quando alguns usuários reclamaram terem esperado até quatro horas para embarcar (chegaram às 17h00 e só conseguiram seguir viagem às 21 horas), Possari garante que a concessionária cumpriu sua parte. Colocou três veículos extras (as 15, 18 e 21 horas), disponibilizando no total 60 vagas, houveram 20 vagas no ônibus que saiu de Maracaju às 18 horas e estacionou na plataforma da rodoviária às 19h30. Além do reforço das 21 horas (que saiu com 13 das 20 poltronas ocupadas), foram disponibilizadas poltronas em outro ônibus que também veio de Maracaju. Ninguém precisou esperar pelo ônibus (que chega por voltas das 11 horas da noite) para viajar até a Capital.

- Esta demanda extra do domingo à tarde a empresa não tem condições de prever. Muita gente sai pela manhã de Campo Grande nas lotações que não fazem a viagem de retorno à noite porque para eles não terão passageiros na volta. É bom lembrar que o passageiro que for ao aeroporto não vai conseguir viajar se não comprar passagem antecipadamente, argumenta Possari. 

O empresário aconselha o usuário a comprar sua passagem algumas horas antes do horário previsto de embarque (no início da tarde, por exemplo) e tem como comprar pela internet, com a vantagem de poder pagar em até três vezes. Diariamente a Cruzeiro do Sul oferece 80 vagas nos oito horários de ônibus que regularmente cumprem o trajeto apenas entre Sidrolândia e Campo Grande.

Há ainda os 360 lugares dos carros que estão em trânsito (fazem baldeação na cidade), mas que nem sempre oferecem vagas, porque não só atendem a demanda dos passageiros de outras cidades, como também dos moradores da zona rural que embarcam ao longo do trajeto.