Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Policial

Transito de Dourados matou 24% a mais em 2014 que ano anterior

Se considerar o período de dois anos, a quantidade de vítimas fatais ultrapassa a casa dos 50%

Dourados News

03 de Março de 2015 - 14:39

A quantidade de pessoas mortas no trânsito de Dourados aumentou 24% em 2014 com relação aos dados de 2013. Os números são do setor de estatísticas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) divulgados nesta terça-feira (3) pelo órgão. No ano passado foram 59 acidentes envolvendo vítimas fatais, num total de 62 mortes, 12 a mais que em 2013, onde o registro aponta 50 vítimas.

Para se ter uma ideia, a média ultrapassa cinco óbitos ao mês, o que equivale a mais que uma morte causada pelo trânsito por semana nas regiões urbana e rural do município.

Se considerar o período de dois anos, a quantidade de vítimas fatais ultrapassa a casa dos 50%. No período de janeiro a dezembro de 2012, 40 pessoas acabaram morrendo em Dourados após acidentes.

Ainda conforme dados do anuário 2014, ocorreram 2.362 acidentes de trânsito [com ou sem vítimas] registrados no município. Em 84 deles o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Os que mais se envolveram nos casos estão na faixa etária compreendida entre 30 a 59 anos (58%), seguida por 18 a 29 anos (38%). Os locais em que mais ocorreram os acidentes foram em avenidas na região central da cidade.

SINALIZAÇÃO

O site entrou em contato com o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados), Nelson Almirão para saber o que tem motivado o aumento considerado do número de mortes na cidade e o que poderia ser feito para a redução desses casos.

Segundo ele, o investimento na sinalização seria um dos caminhos.

“Estamos trabalhando para melhorar a sinalização em vários pontos da cidade com instalação de semáforos, mão única em algumas vias e placas de alerta. Sobre os dados, não tive acesso ainda, mas o que posso dizer é que esses acidentes não aconteceram só dentro do perímetro urbano como também em bairros, BR’s e vias rurais” explicou o secretário.

Para Almirão, a distração dos motoristas ainda é o grande vilão em relação aos acidentes. Outro ponto, seria o aumento na frota douradense, que segundo ele teve um acréscimo de 7 mil veículos circulando na cidade em um ano.

“Nós estamos trabalhando para melhorar o trânsito, mas o condutor tem que fazer a parte dele com mais atenção, respeitando a sinalização, o limite de velocidade, semáforos e lombadas eletrônicas. Assim como não falar ao celular. Nós realizamos uma pesquisa para saber se de fato os locais que mais estava acontecendo acidentes era por falta de sinalização e foi possível contatar que 97% eram em locais sinalizados, e que a distração do condutor auxiliava para que o acidente aconteça” comenta Almirão.