Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Mais de 150 países definem metas de educação para os próximos 15 anos

De acordo com a Unesco, um terço dos países conseguiu cumprir as metas e a falta de recursos está entre os principais motivos

Correio do Estado

22 de Maio de 2015 - 16:37

Mais de 150 países debatem metas globais de educação, durante o Fórum Mundial de Educação, que acontece em Incheon, na Coreia do Sul. Educação de qualidade, inclusiva e equidade de acesso foram temas assumidos por líderes presentes, entre eles representantes do Brasil. Também houve o compromisso de investirem de 4% a 6% do Produto Interno Bruto na educação, até 2030. 

A declaração firmada servirá de base para a definição das metas de educação nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que serão ratificados pelas Nações Unidas em setembro. As metas, que deverão ser cumpridas até 2030 darão continuidade ao Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos, firmado em 2000 por 164 países, que vigorou até este ano.

De acordo com a Unesco, um terço dos países conseguiu cumprir as metas e a falta de recursos está entre os principais motivos. Na declaração firmada, os países comprometem-se com o investimento de 4% a 6% do PIB ou de 20% do Orçamento. Segundo os últimos dados disponibilizados pela Unesco, em 2012, de 142 países com dados disponíveis, 39 gastaram 6% ou mais do PIB em educação.