Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Tudo pronto para o encontro de adoção que vai atrair mais de 400 pessoas, entre juízes, promotores e especialistas

A programação amanhã começa às 9 horas e vai se estenderá às 18 horas, logo após a entrega do Troféu Danilo Burin, a personalidades que se destacaram no trabalho de adoção

Flávio Paes/Região News

29 de Abril de 2016 - 07:47

Será aberto hoje às 19 horas na Câmara Municipal de Sidrolândia o 1º Encontro Estadual de Adoção, evento que atraiu interesse de operadores do direito (promotores, defensores, juízes) de todo o Mato Grosso do Sul, além de profissionais da área, que em poucos dias preencheram as 400 vagas disponíveis.

Nesta sexta-feira está prevista, a partir das 20 horas, a palestra do desembargador de São Paulo, Antônio Carlos Malheiros, sobre o tema “Adoção: não há fronteiras para o amor”.

O desembargador tem dedicado sua trajetória profissional a esta questão, tornando-se um renomado no assunto, além de desenvolver um trabalho voluntário sócia na Associação Viva e Deixa Viver, que atua com as crianças hospitalizadas no Hospital Emilio Ribas.

Segundo o juiz da Infância e Adolescência de Sidrolândia, Fernando Moreira Freitas, a cidade foi escolhida para sediar o evento num reconhecimento no trabalho desenvolvido pela Comarca local para conscientizar e a sociedade a adoção, especialmente de crianças maiores, algumas adolescentes. Ele diz que as inscrições tiveram de ser limitadas porque não haveria espaço físico na cidade para abrigar mais participantes. Pelo menos 15 juízes de diferentes comarcas confirmaram participação.

Foto: Reginaldo Mello/Região News

Tudo pronto para o encontro de adoção que vai atrair mais de 400 pessoas, entre juízes, promotores e especialistas

O juiz Fernando Moreira Freita diz que as inscrições tiveram de ser limitadas porque não haveria espaço físico na cidade para abrigar mais participantes.

A programação amanhã começa às 9 horas e vai se estenderá às 18 horas, logo após a entrega do Troféu Danilo Burin, a personalidades que se destacaram no trabalho de adoção.

No sábado às 9 horas acontece a abertura da exposição dos trabalhos dos grupos de apoio à adoção e do projeto Padrinho. A programação de palestras começa às 10 horas, com a juíza da Infância e da Adolescência da Capital, Katy Braun do Prado, falando sobre “Aspectos Legais da destituição do poder familiar e da adoção”.

Em seguida a coordenadora do Grupo Institucional de Apoio à Adoção  de Teresópolis (Rio de Janeiro) palestra. Eliana Bayer Knopman, vai abordar a questão “Cadastro Nacional de Adoção: Críticas e Desafios”.

A procuradora de Justiça, Adriane Cantú, fala em seguida sobre o tema “Enquanto a Mãe não vem: a adoção nas escolas”. A presidente  da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção, Sofia Moeller Schettini, abordará o tema “O Papel dos grupos de Apoio à Adoção”. A psicóloga Jackeline Martini Pieli, do Grupo de Apoio à Adoção de Sidrolândia, abordará na sua palestra  o tema: “Penso em adotar: o que devo fazer?”.

No período da tarde do sábado estão programadas duas palestras: “Adoção com Café: um pouco de nossa história”, ao encargo do juiz Fernando Moreira Freitas, programada para às 13h30. A professora Giselda Maria Fernandes Novaes Hirnoka vai falar a partir das 16h15 sobre o tema “Adoção e gênero: uma questão de afeto”.

Antes, às 14h30, haverá a premiação dos melhores trabalhos escolares sobre o tema da adoção.