Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Empreiteira aplica primeiros 600 metros de asfalto na MS-258 e obra deve demorar sete meses

As obras começaram em julho do ano passado e até novembro vinham sendo tocadas num ritmo lento.

Flávio Paes/Região News

26 de Março de 2017 - 21:10

Embora as chuvas deste domingo tenham atrapalhado um pouco o andamento do serviço, a empreiteira JN Terraplanagem e Pavimentação, aplicou neste final de semana os primeiros 600 metros de material asfáltico na MS-258, rodovia que liga a BR-060 ao Capão Seco.

A previsão é aplicar em média 4 quilômetros de pavimentação por mês e com isto, a obra só deve concluída em sete meses, provavelmente entre o final de setembro e o início de outubro.

Por conta de alguns contratempos, que levou o Governo do Estado a notificar pelo menos três vezes a empresa e se cogitou até sua substituição. Com isto, o prazo inicial de conclusão, que era o mês de maio, não será cumprido.

Na sexta-feira engenheiros da Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) vistoriaram o canteiro de obras e fizeram avaliação positiva da estrutura mobilizada, que conta com 75 trabalhadores e 90 equipamentos. A empreiteira montou uma usina com capacidade para produzir 120 toneladas por hora de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

Além dos 7 quilômetros de terraplanagem estão prontos quatro quilômetros de imprimação (que precede a aplicação do asfalto) e mais 4 km de sub-base. Em dias de chuva, há um plantão para socorrer, puxando com trator, caminhões ou veículos que atolam nos desvios.

A obra

Este trecho da MS-258 tem 27,810 quilômetros, atravessando parte do complexo de assentamento Eldorado, além de ser a principal via de escoamento de uma grande produção de soja e milho do município.

As obras começaram em julho do ano passado e até novembro vinham sendo tocadas num ritmo lento. Na ocasião, o Governo ameaçou substituir a empresa, mas acabou adiando a medida mais drástica. Em quatro meses de serviço, nem 10% tinha sido concluído. A pavimentação está orçada em R$ 24 milhões.