Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Agronegócio

A concretização de um sonho

O complexo industrial Alfa é composto de três indústrias e uma estrutura de armazenagem, com silos tubulares e armazém de fundo plano.

Assessoria de Imprensa

04 de Março de 2022 - 16:44

A concretização de um sonho

Em 1979, a Cooperalfa iniciava suas atividades industriais com a cultura do milho. Em 1984, há 40 anos, o que era apenas um sonho, começava a ganhar corpo, entrando em operação a primeira fábrica de esmagamento de soja, na matriz, em Chapeco-SC, processando 400 toneladas diariamente. E, dia 25 de fevereiro de 2022, novamente um marco na memória industrial.

Nesta data, a Alfa promove um evento comemorativo, na Linha Tomazelli, em Chapecó-SC, com a participação de cerca de 1.200 pessoas, para inaugurar sua nova indústria de soja, com alta capacidade produtiva, reunindo as melhores tecnologias disponíveis no mundo, com o objetivo de aumentar a qualidade de produção de derivados de soja e transferir renda ao associado. “Esse projeto do complexo industrial da Tomazelli foi muito bem estudado e planejado, afim de aumentar a assertividade em seu propósito, de agregar valor à produção primária e dar sustentação econômica e financeira à cooperativa”, observou o 1vice-presidente e diretor industrial da Cooperalfa, Cládis Jorge Furlanetto.

Atualmente, uma das principais atividades da cooperativa, é justamente o processamento de grãos, que inclui a industrialização de soja, trigo e milho, além de quatro fábricas de rações Nutrialfa. Outra parte importante das atividades relacionadas à indústria, como leite, suínos e aves, produzidos pelos associados, são processadas e comercializadas pela Aurora Coop, da qual a Cooperalfa é associada.

O complexo industrial Alfa é composto de três indústrias e uma estrutura de armazenagem, com silos tubulares e armazém de fundo plano. O gerente das indústrias de soja e milho, o engenheiro de alimentos Júlio Tamilo Bridi, informou que a indústria de óleo de soja possui capacidade de processamento para duas mil toneladas/dia, de onde saem o óleo degomado, farelo e casca de soja. Sua estrutura é composta por um armazém graneleiro que estoca até 36 mil toneladas de farelo de soja tostado, oito tanques que podem armazenar até 10 milhões de litros de óleo de soja degomado, além de sete silos armazenadores para casca de soja peletizada, com espaço para 960 toneladas. “A construção da nova indústria de soja representa a concretização de um sonho. Um trabalho feito a muitas mãos, pensando sempre em prol da cooperativa. A concretização desse projeto mostra que a Cooperalfa acredita nos seus associados e no futuro da sociedade, pois um investimento desta monta é para visionários”, declarou Bridi.

Os equipamentos que compõem a nova indústria, com a tecnologia alocada na infraestrutura, trazem para a Cooperalfa um investimento de ponta no processo de extração de óleo de soja, o que servirá de alicerce para o negócio soja por muitos anos. Para a expedição de produtos a granel, são duas linhas para o farelo de soja, com vazão de 300 toneladas/hora, duas linhas de óleo com condição de expedir 180 toneladas/hora e uma linha com capacidade de 100 toneladas/hora para expedição de casca de soja. Um sistema automatizado permite a produção de até duas mil sacas por hora, de farelo de soja moído e casca de soja peletizada. Já a indústria Nutrisoja tem capacidade para produzir até 960 toneladas/dia de soja desativada e a marca Nutrisoja, cujo processamento exclusivo torna a proteína BY-PASS. Para o armazenamento desses produtos, a estrutura conta com três silos que suportam 3 mil toneladas estáticas.

A expedição a granel é de 100 toneladas/hora. Os produtos também são fornecidos em embalagens ensacadas e em big-bags, comercializados no formato moído ou in-natura. O complexo dispõe de uma unidade de extrusão de milho, com capacidade produtiva de 80 toneladas/dia, fornecidos em embalagens ensacadas e big-bags. Para a armazenagem de matéria-prima, o conjunto industrial da Tomazelli tem capacidade para estocar, com alta tecnologia, até 2,5 milhões de sacas, incluindo soja, milho e trigo.