Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Agronegócio

Em meio a clima instável, Rally da Safra avalia lavouras de soja em MS

Produtividade média pré-rally no Estado é estimada em 59 sacas.

Campo Grande News

05 de Fevereiro de 2024 - 14:56

Em meio a clima instável, Rally da Safra avalia lavouras de soja em MS
Técnicos do Rally da Safra avaliam lavoura de soja em propriedade rural brasileira. (Foto: Divulgação).

As regiões de Naviraí, Ponta Porã, Dourados, Maracaju, Sidrolândia, no sul do Mato Grosso do Sul, e Campo Grande, na região central, recebem os técnicos do Rally da Safra a partir desta terça-feira, 6, para avaliação das lavouras de soja.

Com uma produtividade média pré-rally estimada em 59 sacas por hectare (contra 63,8 sacas por hectare na safra passada), o Estado apresenta dois cenários distintos na produção da soja: a região Sul registrou o mês de dezembro mais seco e quente, porém as chuvas retornaram na virada do ano, favorecendo o desenvolvimento das lavouras.

É fundamental a manutenção das chuvas para evitar que haja estresse hídrico, trazendo perdas. Já a região Norte do Estado apresenta perdas consolidadas em função do prolongamento da janela de plantio e de longos períodos de estiagem.

“Este é um momento importante da safra para avaliarmos as áreas de soja. Procuramos fazer amostras das lavouras com a colheita em andamento, de preferência com 20% a 50% das áreas colhidas, obtendo assim um quadro melhor da situação e considerando as diferenças entre as lavouras e as diferentes épocas de plantio”, diz o coordenador da expedição, André Debastiani.

O Rally retorna ao MS mais uma vez no final deste mês para avaliar o oeste e o norte do Estado.

Tecnologia ajuda trabalho de campo

Para planejar o Rally da Safra e definir as rotas, são utilizadas imagens de satélite de cada região. No dia a dia, os técnicos fazem o levantamento quantitativo e qualitativo das lavouras escolhidas aleatoriamente.

No quantitativo, analisam os componentes de rendimento da soja, contando os números de plantas, de vagens por planta e de grãos por vagem para ter uma visão do comportamento das lavouras em cada região, levando em consideração o ciclo do cultivar, ou seja, as variedades prontas para colheita e outras que ainda precisarão de mais tempo. O peso e a umidade dos grãos também são fundamentais para estimar a produtividade.

Já o levantamento qualitativo inclui a análise de pragas, doenças, o uso do plantio direto e outros indicadores que auxiliam a compor a estimativa de safra. A metodologia consolidada em 20 edições do Rally permite voltar a campo anualmente e entender o cenário para fazer a estimativa de safra.