Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 12 de Janeiro de 2026

AGRONEGÓCIO

Mercado de laranja começa 2026 em ritmo lento

No campo, produtores consultados pelo Cepea relatam preocupação com as condições climáticas.

Capital News

12 de Janeiro de 2026 - 14:26

Mercado de laranja começa 2026 em ritmo lento
Laranjas. Foto: Governo Sergipe/Divulgação

As vendas de laranja no mercado de mesa seguem em ritmo lento neste início de 2026. No segmento industrial, o cenário também é de baixa movimentação, com fraco interesse na compra de novos lotes no mercado spot e algumas indústrias já iniciando a redução ou até a finalização das atividades de moagem.

Em relação aos preços, dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam reação no mercado de mesa. Já na indústria, agentes continuam negociando no spot com base nos mesmos valores praticados no final de 2025, sem alterações significativas até o momento.

No campo, produtores consultados pelo Cepea relatam preocupação com as condições climáticas. Os agentes destacam os efeitos dos dias de calor intenso e das chuvas limitadas registrados no fim de 2025, cenário que, nos últimos anos, acabou prejudicando de forma significativa o desenvolvimento das lavouras.

Apesar de as temperaturas terem ficado mais amenas neste começo de 2026, as áreas produtoras ainda dependem de volumes regulares de chuva para manter o vigor das plantas e garantir o desenvolvimento adequado dos frutos da safra 2026/27.