Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 21 de Janeiro de 2021

Agronegócio

Termina nesta quinta prazo de adesão de produtores rurais

Inscrição ou regularização devem acontecer para que produtores possam acessar benefícios.

Campo Grande News

31 de Dezembro de 2020 - 07:32

Vista aérea de propriedade rural em Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Termina nesta sexta-feira (31) o prazo para que os produtores rurais de Mato Grosso do Sul façam a adesão ou regularização no CAR (Cadastro Ambiental Rural), podendo assim ter direito aos benefícios do PRA (Programa de Regularização Ambiental) já previstos na legislação vigente para serem concedidos.

Com o programa, cada produtor cadastrado terá dois anos para implantar as normas do PRA e recuperar o passivo ambiental da propriedade, livre de multas. "Mas isso só será possível para quem estiver no CAR, de forma regular, até 31 de dezembro de 2020", comenta o secretário de Meio Ambiental e Produção, Jaime Verruck.

"Cerca de 95% dos produtores estão cadastrados no CAR, mas é importante que o produtor rural e os profissionais que atuam no Cadastro Ambiental Rural, verifiquem junto ao órgão ambiental se não houve cancelamento do seu cadastro ou se há alguma outra pendência", completa o chefe da Semagro.

Verruck também frisa que os produtores com cadastro irregular não terão acesso ao crédito agrícola, ao FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) e outros programas de incentivo à produção e comercialização em Mato Grosso do Sul.

No site do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), foi publicada uma relação de registros no CAR que foram cancelados pelo órgão devido a algum tipo de inconformidade. Para fazer o CAR, o produtor deve acessar o site do Imasul, no endereço www.imasul.ms.gov.br/cadastro-ambiental-rural-car-ms.