Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Artigos

Zoo de Ivinhema poderá sediar amplo laboratório de pesquisas ambientais

Nova News

28 de Junho de 2011 - 09:41

Zoo de Ivinhema poderá sediar amplo laboratório de pesquisas ambientais
Zoo de Ivinhema poder

O projeto de reutilização do zoológico de Ivinhema pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que aguarda votação na Câmara dos Vereadores do município, prevê a implantação de um amplo laboratório para o preparo e o armazenamento de coleções botânicas preservadas e de jardins temáticos.

O objetivo da ação é aproveitar a estrutura do lugar onde funcionava o zoológico da cidade, embargado pelo IBAMA para esta atividade, para a realização de ações de pesquisa, ensino e extensão, promovendo, de maneira especial, a educação ambiental em Mato Grosso do Sul.

Fontes de pesquisa

Se implantando, o projeto viabilizará o funcionamento de um herbário. Trata-se de um conjunto de plantas processadas e organizadas que servirão como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo. Também serão implantados uma carpoteca (armazenamento de frutos) e uma xiloteca (amostras de madeira), ambos servirão como subsidio para pesquisas sobre os ambientes naturais da região.

Jardins Temáticos

O projeto de reutilização do Zoo de Ivinhema prevê ainda a implantação de quatro jardins organizados da seguinte forma: coleção de plantas suculentas; coleção de orquídeas e bromélias; coleção de plantas aquáticas; e coleção de pteridófitas. O principal objetivo dessas coleções é demonstrar as diferentes estratégias de adaptação desenvolvidas pelas plantas para sobreviverem em ambientes distintos.