Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Brasil

Dino protocola no Senado projeto para proibir acampamentos em quartéis

Ex-ministro da Justiça e futuro ministro do STF vai usar últimos dias como Senador para apresentar projetos para votação.

G1

02 de Fevereiro de 2024 - 09:50

Dino protocola no Senado projeto para proibir acampamentos em quartéis
Acampamento de golpistas em frente ao QG do Exército em Brasília — Foto: Amanda Perobelli/Reuters.

O ex-ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) protocolou nesta sexta-feira (2) seu primeiro Projeto de Lei como senador. A proposta é para proibir acampamentos em quartéis, como os que deram origem à tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023. Eleito senador em 2022, ele retoma ao mandato após deixar o comando da pasta e antes de assumir a vaga no Supremo Tribunal Federal.

O blog teve acesso ao projeto de Dino, que altera a lei 3.437, de 1941, que trata da "prevenção e repressão contra crimes atentatórios ao Estado Democrático de Direito e suas instituições". Na lei atual, a restrição é para construções e reconstruções no raio de 1.320 metros. O projeto, no entanto, propõe a alteração para coibir os acampamentos.

“Art. 2º-A Na 2ª zona de 600 braças (1.320 metros), de que trata o art. 2º, serão observados protocolos específicos de segurança com vistas à prevenção e repressão contra crimes atentatórios ao Estado Democrático de Direito e suas instituiçõeso", sugere o Projeto de Lei.

  • Veja a justificativa do projeto para alteração:

"Os ataques aos Poderes da República no dia 8 de janeiro de 2023 e toda a preparação para as invasões ao Palácio do Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e à sede do Supremo Tribunal Federal, inclusive com inéditos e inusitados acampamentos nos arredores de organizações militares, reforçam a necessidade de se ajustar o ordenamento jurídico brasileiro a fim de evitar que equipamentos públicos sejam usados como pontos de referência para aglomerações que possam culminar em atos atentatórios ao Estado Democrático de Direito. Frise-se que tais aglomerações constituem perigo à própria segurança das organizações militares e seus integrantes, expostos a várias ameaças e riscos, a exemplo de ataques à bomba ou perpetração de outros crimes".

Se aprovado, o projeto de lei prevê que a 1.320 metros das fortificações militares deverão "ser observados protocolos específicos de segurança impeditivos ao cometimento de crimes atentatórios ao Estado Democrático de Direito e suas instituições. Tais protocolos deverão ser previstos em regulamento".

Últimos dias no Senado

Dino quer apresentar cinco projetos como senador antes de assumir vaga no STF

Nesta quinta-feira (1º), Dino declarou no evento de posse de Ricardo Lewandowski como sucessor no comando do Ministério da Justiça que pretende apresentar cinco propostas legislativas no Senado.

Sem aprofundar as propostas, ele afirmou que, em um primeiro momento, na sua retomada do mandato de senador, serão apresentados outros dois projetos de lei, além da que trata dos acampamentos nos quartéis.

Um deles trata da prisão preventiva e audiência de custódia. O outro preê a destinação do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para reconhecimento de mérito de policiais. Dino foi exonerado do cargo de ministro da Justiça nesta quinta-feira (1º). Ele já retomou o mandato, ocupado nos últimos meses pela suplente Ana Paula Lobato (PSB-MA).

O ex-ministro da Justiça foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aprovado pelo Senado para ocupar uma vaga no STF. A posse de Dino está marcada para 22 de fevereiro.