ECONOMIA
Agricultores de MS estão gastando mais para plantar o milho safrinha
Pesquisa aponta aumento de quase 40% no custo de produção. Insumos correspondem a quase metade dos valores.
G1 MS
15 de Fevereiro de 2013 - 11:00
Na fazenda do agricultor José Boniatti, a soja começa a dar lugar ao milho safrinha. O produtor já plantou 130 dos 700 hectares que vai cultivar e conta que a safra deste ano está pesando mais no bolso.
Os insumos correspondem a quase metade dos custos da produção, por isso, os aumentos refletem diretamente nas despesas para o produtor. De acordo com a Embrapa, o custo total do milho nesta safra em Mato Grosso do Sul é de R$ 1651 por hectare, 38% de aumento sobre a safra de 2012.
O analista de mercado da Embrapa, Alceu Richetti, explica quais itens pesaram mais nesta conta. Este aumento é proveniente do preço da semente e do fertilizante. A semente aumentou quase 43% em relação ao ano passado e o fertilizante 25%, diz.
Sérgio Miranda é dono de uma revendedora de insumos em Dourados. Ele conta que apesar do aumento nos preços, os agricultores compraram mais este ano. O agricultor está investindo mais em tecnologia, acreditando no potencial do milho, que o ano passado foi muito bom.
De acordo com a Conab, a área plantada com milho safrinha em Mato Grosso do Sul deve aumentar 2,5% em relação à safrinha do ano passado.




