Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Economia

Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas será lançada

Outro objetivo da Abrafrutas será buscar alternativas capazes de aumentar o consumo externo da fruta brasileira

CNA

18 de Março de 2014 - 15:55

A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados) será lançada oficialmente nesta terça-feira (18), às 20 horas, na sede da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), em Brasília.

Criada no final do ano passado, com o apoio da presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, a Abrafrutas atuará em defesa dos interesses da fruticultura, representando um segmento relevante da produção agrícola brasileira, com exportações anuais de 693 mil toneladas e receita de US$ 619 milhões. 

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, superado apenas por China e Índia. O primeiro presidente da Abrafrutas será o empresário Luiz Roberto Barcelos, maior exportador de frutas do Brasil e produtor rural do Ceará.

A Associação irá trabalhar em conjunto com a CNA na busca de novos mercados para as vendas externas de frutas brasileiras. Atualmente, as exportações estão concentradas na UE (União Europeia), destino de 76% dos embarques do produto.

O melão lidera as exportações do país, com 181,7 mil toneladas colocadas no mercado internacional, em 2014. A uva, manga, limão, mamão e abacate são outros destaques das exportações do segmento frutas frescas.

A CNA também firmou parceria com a Abrafrutas com o objetivo de adotar medidas que possam consolidar os mercados já existentes e abrir novas fronteiras para as frutas brasileiras no competitivo mercado internacional.

Para consolidar este projeto, foi criado o Fundo da Fruticultura, cujos recursos financeiros serão utilizados em ações que sejam capazes de fortalecer a produção interna e melhorar a produtividade.

Outro objetivo da Abrafrutas será buscar alternativas capazes de aumentar o consumo externo da fruta brasileira, devido à sua extraordinária qualidade e sabor diferenciado.