ECONOMIA
Aumento de obras de pequeno porte, contribui para contratação de 2 mil temporários no fim de ano
De acordo com o presidente do sindicato, Abelha Neto, as pequenas obras são as que mais vêm absorvendo profissionais neste final de ano.
Midiamax
18 de Novembro de 2013 - 15:45
Estimativa do Sintracom-CG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Campo Grande) aponta que cerca de 2000 operários deverão ser contratados até dezembro deste ano, no setor de construção civil, em Campo Grande. As demandas são para obras de pequeno, médio e grande porte na cidade.
De acordo com o presidente do sindicato, Abelha Neto, as pequenas obras são as que mais vêm absorvendo profissionais neste final de ano. Muitas pessoas contratam profissionais para reforma e ampliação de suas residências. Ou seja, querem deixar tudo arrumado para as festas de final de ano e começar 2014 com a casa reformada e/ou ampliada, explica.
Conforme Abelha devido às dificuldades de contratação para suprir a demanda do mercado a, a remuneração dos novos contratados pode ser mais bem remunerada, podendo ser bem acima dos pisos estabelecidos em convenção coletiva.
Atualmente, Campo Grande conta com cerca de 30 mil profissionais no mercado e nesta reta final do ano deve ter elevado para 32 mil. De acordo com abelha, a entrada das mulheres no setor também tem aumentado. Segundo o Centrassem, são mais de mil mulheres desempenhando diversas atividades na área.
O presidente destaca ainda que o sindicato vai fiscalizar as medidas de segurança e os direitos trabalhistas. O mercado está bem aquecido e tem absorvido a mão de obra especializada disponível. E nós, do sindicato, estamos de olho para que as medidas de segurança e os direitos trabalhistas sejam respeitados, afirmou José Abelha Neto, presidente do sindicato.




