Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 20 de Junho de 2024

Economia

Brasileiro paga maior juro da América Latina no Cartão de Crédito

Em segundo lugar, está o Peru, com a taxa de 55% ao ano, seguido pelo Chile, com 54,24%

Terra

17 de Julho de 2012 - 14:08

O Brasil tem a maior taxa média de juros nas operações com cartão de crédito na comparação com Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e México. No total, o brasileiro paga uma taxa média anual de 323,14% de juros quando recorre a esse tipo de financiamento. As informações foram levantadas em estudo divulgado nesta terça-feira pela Proteste.

Em segundo lugar, está o Peru, com a taxa de 55% ao ano, seguido pelo Chile, com 54,24%. O menor percentual é o pago pelos colombianos, que chega a 29,23% ao ano. Segundo a Proteste, os juros altos praticados no Brasil são uma das causas do crescente endividamento da população. Para a instituição, há um exagero nas taxas - que, se fossem menores, ainda seriam o dobro do segundo colocado, que é o Peru com 55%.

As médias foram levantadas com base nos valores cobrados pelas seguintes instituições: Itaú, Bradesco, Santander, HSBC, Banco IBI, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Citibank, Losango, PanAmericano, Banco do Brasil, Banco BMG e BV Financeira.