Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 18 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

Cargill contratará 500 e aumentará produção em MS

A notícia foi dada pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja, em Campo Grande, na semana passada.

Correio do Estado

01 de Junho de 2015 - 16:37

Com investimentos de R$ 240 milhões e contratação de 500 pessoas a unidade da Cargill em Três Lagoas (MS), indústria que fabrica biodiesel, vai aumentar em 52% a sua produção. O investimento será feito em quatro projetos integrados: ampliação da capacidade de processamento de grãos, construção de refinaria de glicerina, ampliação dos modais ferroviários e também hidroviários. A ampliação deve ser concluída em dois anos.

A notícia foi dada pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja, em Campo Grande, na semana passada. Ele disse que no próximo dia 10, representantes da Cargill vão à capital para anunciar o investimento. "Dia 10 a Cargil vem aqui anunciar que dobra de tamanho o esmagamento de soja em Três Lagoas, isso porque o Estado tem ambiente de segurança, de competição e uma boa lei de incentivos", afirmou o governador.

Apesar do anúncio da ampliação, a Cargill ainda não tem previsão do início das obras, visto que ainda faltam as licenças do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Porém, o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental) já foram concluídos.

Conforme assessoria de impressa da Cargill, o objetivo da ampliação é aumentar a capacidade de processamento de soja de 2,1 toneladas para 3, 2 toneladas por dia. Dessa forma, a fábrica produzirá mais farelo e óleo para produção do biodiesel. Atualmente, a fábrica está operando com 80% de sua capacidade total.

A indústria instalada em Três Lagoas é voltada para a fabricação de biodiesel, produto que também dá origem à glicerina, ingrediente usado em aplicações industriais. Com a construção da refinaria do projeto, será produzida uma glicerina com 99% de pureza, cujas aplicações são direcionadas às indústrias de cosméticos, alimentos e bebidas.