Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Economia

Consumidores de 5 municípios de MS pagarão 35% a mais pela energia

Para os consumidores de baixa tensão, o aumento será de 35,9%. A empresa é responsável pelo abastecimento de cinco municípios em Mato Grosso do Sul

Campo Grande News

19 de Agosto de 2014 - 16:12

A partir do dia 27, a conta de luz de 2,4 milhões de consumidores residenciais atendidos pela empresa Elektro será reajustada em 35,7%. Para os consumidores de baixa tensão, o aumento será de 35,9%. A empresa é responsável pelo abastecimento de cinco municípios em Mato Grosso do Sul.

O reajuste foi aprovado hoje (19), pela diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A medida afetará 223 municípios localizados no estado de São Paulo e cinco em Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Anaurilândia.

De acordo com a Aneel, o item que mais impactou o reajuste da Elektro foi o aumento dos custos que a empresa teve com compra de energia. Outros fatores, como aumento nos custos com transporte de energia e pagamento de encargos setoriais, também influenciaram. Para os consumidores de alta tensão, o aumento será de 40,7%. Com isso, o efeito médio do reajuste ficará em 37,78%.

A Aneel informou que, para calcular o reajuste, considera a variação de custos que a empresa teve no ano. A conta inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, além de outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, entre eles, a compra de energia, encargos de transmissão e encargos setoriais.