Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Economia

Contribuintes começam a receber os carnês do IPVA 2020

Estão sendo distribuídos 1,1 milhão de carnês em Mato Grosso do Sul, com desconto de 15% para pagamento à vista

Campo Grande News

06 de Dezembro de 2019 - 14:15

Contribuintes começam a receber os carnês do IPVA 2020

Os contribuintes em Mato Grosso do Sul já começaram a receber os boletos do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), via Correios. Os valores podem ser pagos em cota única, com desconto de 15% para pagamento à vista.

O IPVA é o segundo imposto que mais arrecada para os cofres públicos estaduais, ficando atrás apenas do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Mato Grosso do Sul tem, ao todo, 1,1 milhão de veículos nas ruas, e essa será a quantidade de carnês distribuídos.

O contribuinte que escolher a forma parcelada de pagamento não tem desconto, mas pode quitar o imposto em cinco vezes. A primeira parcela deverá ser paga até dia 31 de janeiro de 2020. O prazo é o mesmo para parcela única.

Além do desconto a vista, condições dos anos anteriores foram mantidas para o IPVA 2020. Carros de passeio têm 25% de desconto; caminhão, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos permanecem isentos no primeiro ano. Para motos, a primeira tributação tem desconto de 50%.

Cálculo – O IPVA é calculado de acordo com a Tabela Fipe (Fundação Institutos de Pesquisas Econômicas), sendo um indicador mensal para o preço médio de veículos nas montadoras dos modelos fabricados a partir de 1985. Além de determinar o preço do imposto, a tabela serve como referência para compra e venda de veículos e cálculo de seguros.