Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Economia

Fiems articula proposta de aproximação comercial com o Paraguai

Daniel Pedra

10 de Fevereiro de 2011 - 17:10

Fiems articula proposta de aproximação comercial com o Paraguai
Fiems articula proposta de aproxima - Foto: Daniel Pedra

Com o objetivo de fornecer sustentação ao projeto de aproximação comercial de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, reuniu, nesta quinta-feira (10/02), no 6º andar do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, representantes de várias entidades e instituições do Estado. “Nossa intenção é definir uma proposta de ações para ser entregue ao ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Francisco Rivas Almada, para que possa incluí-la na pauta das discussões entre o presidente Fernando Lugo e a presidente Dilma Rousseff no próximo dia 26 de março em Assunção”, revelou.

 

Sérgio Longen lembra que a articulação da Fiems para fomentar o comércio entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai teve início em 2009 e foi intensificada em outubro do ano passado com a vinda a Campo Grande de uma missão empresarial paraguaia encabeçada pelo ministro Francisco Almada e pelo embaixador do Brasil no país vizinho, Eduardo dos Santos. Na época, o Governo do Estado assinou protocolo de intenções e de acordos bilaterais na área de empresarial com o Paraguai e foi realizada rodada de negócios que mobilizou empresários dos segmentos de alimentos processados, carnes de aves e bovinas, cerâmico, construção civil, sucroenergético e vestuário, movimentando R$ 20 milhões.

 

Ações

 

Segundo o presidente da Fiems, a reunião de hoje foi o primeiro encontro da comissão de integração com o Paraguai e serviu para discutir um formato de atuação para propor ações comerciais com aquele país. “Já identificamos algumas demandas, como a construção de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) no Paraguai para atender as indústrias sul-mato-grossenses, a construção de 100 mil casas em Assunção e também o desenvolvimento de ações do setor sucroenergético para ampliar a produção de açúcar e álcool no país vizinho. Agora, temos de viabilizar os recursos financeiros para atender essas demandas e, nesse ponto, vamos precisar do apoio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal”, pontuou.

 

Para a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, mais uma vez, a Fiems demonstrou organização e iniciativa de buscar novos mercados para o setor produtivo sul-mato-grossense. “Acredito que tanto Mato Grosso do Sul, quanto o Paraguai vão sair ganhando com a intensificação desse comércio bilateral”, avaliou. O superintendente estadual do Banco do Brasil, Luiz Alves Pordeus Júnior, considerou essa primeira reunião bastante proveitosa porque conseguiu integrar todos os interessados nessa relação comercial entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai.

 

“O Banco do Brasil pretende participar dessa iniciativa, reforçando a disposição da instituição financeira em contribuir com esse esforço da Fiems na medida em que possamos utilizar os nossos serviços na parte de comércio exterior, sobretudo, com financiamento”, reforçou Luiz Júnior. O 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa, lembrou que, sob a orientação do presidente da Fiems, o Estado trabalha firme nesse projeto de aumentar a integração comercial com o Paraguai. “Nós temos muito interesse nisso, afinal o país vizinho tem uma população de 6 milhões de habitantes, que são potenciais consumidores dos nossos produtos. Mato Grosso do Sul sempre deu as costas para o Paraguai, mas, com a articulação do presidente Sérgio Longen e o apoio da Assembléia Legislativa, nós vamos estreitar ainda mais essa relação bilateral”, declarou.

 

Também participaram da reunião o vice-presidente da Fiems, Alonso Resende do Nascimento, o presidente da Biosul, Roberto Hollanda, o diretor da Biosul, Isaías Bernardini, o diretor-técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o presidente do Sinduscon/MS, Amarildo Melo, o presidente do Coinfra da Fiems, Kleber Recalde, o gerente de comércio exterior do Banco do Brasil no Estado, Marco Aurélio Frantz, entre outros.