Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Economia

Governo negocia novos mercados para exportação de carne brasileira

Os EUA são o maior importador mundial de carne bovina e são referência para diversos outros mercados quanto a questões sanitárias.

Valor Econômico

08 de Janeiro de 2014 - 10:39

O Ministério da Agricultura, por meio das SRI (secretarias de Relações Internacionais) e de SDA (Defesa Agropecuária), anunciou que a abertura do mercado de carnes nos Estados Unidos - tão aguardada pelo setor - pode ser concluída este ano.

O pleito está em negociação desde 1999. Os EUA são o maior importador mundial de carne bovina e são referência para diversos outros mercados quanto a questões sanitárias.

Segundo comunicado do ministério, as negociações com a China também têm sido intensas. O Brasil possui 24 plantas aprovadas para exportar para o país e o objetivo é ampliar e diversificar as empresas exportadoras. Para a carne suína, cinco plantas estão habilitadas e o maior interesse das empresas brasileiras é na exportação de miúdos.

Em relação à carne bovina, a expectativa para 2014 é a reabertura do mercado chinês, fechado desde a notificação pelo Brasil do episódio de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina) atípica em 2012. Atualmente, oito unidades estão habilitadas a exportar e, revogado o embargo, espera-se que mais nove estabelecimentos também sejam.

A Arábia Saudita é outro mercado importante. O país é tradicional importador, mas suspendeu as compras desde a notificação do episódio de EEB. O ministério espera uma missão saudita em fevereiro para suspender o embargo e habilitar estabelecimentos.

Ainda há a expectativa de abertura de mercado da Coréia do Sul para a carne suína de Santa Catarina. Trata-se do quinto maior mercado importador do produto e é considerado estratégico para a diversificação das exportações brasileiras.

Ainda em relação aos produtos suínos, podem ser retomados os embarques nacionais este ano para a África do Sul, suspensos desde 2005.

Em outubro do ano passado, o ministro Antônio Andrade esteve reunido com a colega de pasta sul- africana, Tina Joemat-Pettersson, e as negociações avançaram.

O México também é um possível destino da carne de frango brasileira este ano. Em 2012, o país habilitou cinco plantas que puderam acessar o mercado por meio de uma cota tarifária. O Ministério da Agricultura espera atingir 40 unidades habilitadas em 2014.