Economia
IPI reduzido aquece mercado de veículos novos e encalha usados
Dourados Agora
21 de Junho de 2012 - 08:50
Passado um mês da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) a venda de carros novos subiu na cidade. Somente em uma concessionária em Dourados, houve um aumento de 20%. Carros com motor de 1000 cilindradas tiveram redução de R$ 3.641,00 e R$ 2.550,00 na compra de carros com potência acima de 1.0.
Segundo Johnis Faker, diretor de vendas de uma concessionária de carros novos na cidade, o número não foi maior porque muitos já têm veículos. As pessoas ainda não entenderam que com a baixa nos carros novos, os seminovos também têm uma queda no seu valor e isso fez com que muitos não efetuassem a compra do novo, disse Johnis.
A medida do governo termina em 31 de agosto. Até lá, as concessionárias acreditam em um aumento ainda maior. Esperamos um acréscimo nas vendas de 30% á 40% até o final de agosto e torcemos para que o governo prorrogue esse incentivo por mais tempo, disse Johnis Faker.
Já para o segmento de carros seminovos, os primeiros 30 dias da redução do IPI e do IOF representou queda para o setor. Segundo Marcelo Vardasca, proprietário de uma loja de carros seminovos, esse mês houve uma redução de 30% nas vendas dos veículos, além da redução do capital da empresa. Tivemos que baixar o valor dos carros, com isso perdemos capital, além na queda nas vendas, disse Marcelo.
Mas para ele, o mercado deve reagir nos próximos meses. Segundo o empresário, hoje o consumidor que deseja comprar um veículo usado vai gastar menos dinheiro, já que a diferença de preços está menor. Quem for trocar de carro, vai poder adquirir um veículo melhor com menor diferença no valor entre o seu usado e o que ele vai comprar na loja, explicou Marcelo.
O empresário disse ainda, que de 2010 até hoje, a diferença entre alguns carros diminui muito. Segundo ele, outro ponto positivo é a desvalorização rápida de um carro novo. Depois de pouco tempo de uso, um carro novo perde bem mais o preço de um carro seminovo, disse.
No país, todos os modelos nacionais de até mil cilindradas ficaram isentos do IPI. Até duas mil cilindradas, modelo flex, a alíquota cai de 11% para 5,5% e de 13% para 6,5%, se o veículo for à gasolina. Para incentivar ainda mais, o governo acrescentou no pacote de descontos redução da alíquota do (IOF) nos empréstimos para pessoas físicas de 2,5% para 1,5%. Somados todos esse benefícios, o preço final do veículo deva cair em torno de 7%.