Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 6 de Fevereiro de 2026

SIDROLÂNDIA- MS

Upinha começa a funcionar com um pediatra e escala será completada por clínicos gerais

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, foi inaugurada a unidade de pronto atendimento voltada às crianças e adolescentes até de 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Redação/Região News

06 de Fevereiro de 2026 - 15:53

Upinha começa a funcionar com um pediatra e escala será completada por clínicos gerais

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, foi inaugurada a unidade de pronto atendimento voltada às crianças e adolescentes até de 14 anos, 11 meses e 29 dias. A Upinha 24h de Sidrolândia  funcionará todos os dias com atendimento médico organizado por turnos. A Secretaria de Saúde espera credenciar pediatras suficientes para preencher as escalas.

✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN

Neste primeiro momento, a unidade inicia as atividades com apenas um pediatra, o médico Maurício Anache, que atenderá de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, enquanto clínicos gerais complementam a escala até a finalização do credenciamento de novos profissionais.

Durante os dias úteis, o atendimento pediátrico será realizado pelo pediatra das 7h às 11h e das 13h às 17h. No mesmo período, a unidade contará com clínico geral das 7h às 19h, profissional que também atenderá crianças de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. No horário de almoço, o atendimento permanece com clínico geral, garantindo a continuidade dos serviços.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook 

No período noturno, de segunda a sexta-feira, o atendimento será assegurado por médicos clínicos gerais em regime de plantão. Um profissional atuará das 18h à 0h e outro das 19h às 7h, ambos com atendimento voltado também ao público infantil.

Aos finais de semana, durante o dia, o atendimento será realizado por clínico geral das 7h às 19h. Já no período noturno, a assistência será mantida por dois clínicos gerais, sendo um das 17h às 23h e outro das 19h às 7h, assegurando atendimento ininterrupto às crianças.

O prefeito Rodrigo Basso destacou que o início do funcionamento da Upinha 24h representa um avanço importante na saúde pública do município. “Estamos dando um passo fundamental para garantir atendimento contínuo às nossas crianças. Sabemos das dificuldades na contratação de pediatras, mas a população não pode esperar. A Upinha começa a funcionar e seguirá sendo aprimorada”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Vanessa Prado, garantiu que a organização da escala foi planejada para assegurar atendimento permanente. “Montamos uma escala que garante cobertura médica durante todo o dia e a noite. Enquanto avançamos no credenciamento de novos profissionais, os clínicos gerais estão capacitados para atender as crianças e realizar os encaminhamentos necessários”, explicou.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

“O ideal seria que o atendimento fosse feito exclusivamente por pediatras, mas há dificuldade em atrair esses profissionais para Sidrolândia, já que Campo Grande absorve grande parte deles. Ainda assim, a Upinha já começa a funcionar e, gradualmente, vamos ampliar o número de pediatras.lotação no bairro Malvinas. Os clínicos gerais estão capacitados para atender crianças, com formação adequada para diagnóstico e encaminhamento quando necessário", comenta o pediatra Maurício Anache .

Para Anache, a abertura da Upinha "é um passo importante para garantir assistência às crianças e oferecer um atendimento mais próximo e humanizado às famílias”. Além de Anache, o município conta com outro pediatra concursado, o ex-prefeito Marcelo Ascoli, que seguirá atuando na Unidade Básica de Saúde das Malvinas.