Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Economia

Juros do cartão de crédito e do cheque especial sobem em novembro, informa BC

Nas duas linhas de crédito, as taxas estão acima de 300% ao ano, informou o Banco Central.

G1

27 de Dezembro de 2019 - 14:35

Juros do cartão de crédito e do cheque especial sobem em novembro, informa BC

Os juros bancários médios do cheque especial e do cartão de crédito rotativo voltaram a subir em novembro, de acordo com informações divulgadas pelo Banco Central (BC) nesta sexta-feira (27). Nas duas linhas de crédito, as taxas estão acima de 300% ao ano.

Essa alta ocorre num ambiente de estabilidade da inadimplência e de queda da taxa básica de juros, a Selic. E "spread" bancário, diferença entre o que os bancos pagam pelos recursos e o que cobram de seus clientes, aumentou no mês passado (leia mais abaixo).

No cartão de crédito rotativo para pessoas físicas, o juro médio subiu de 317,6% ao ano, em outubro, para 318,3% ao ano, em novembro. Na parcial deste ano, o crescimento foi de 32,9 pontos percentuais, pois a taxa estava em 285,4% ao ano no fim de 2018.

Já a taxa média do cheque especial subiu de 305,9% em outubro para 306,6% em novembro. Essa taxa, porém, é mais baixa que a verificada no fim de 2018 (312,6% ao ano). No acumulado de 11 meses, a queda é de 6 pontos percentuais.

No final de novembro, o Banco Central anunciou que os juros do cheque especial serão de no máximo 8% ao mês. A medida passa a vigorar em 6 de janeiro de 2020.

Foi a primeira vez que o Banco Central decidiu impor uma taxa máxima a uma linha de crédito com recursos livres, isto é, que não tem um direcionamento estipulado por lei (como ocorre com o crédito imobiliário ou microcrédito).

Outras linhas de crédito

  • o juro médio do crédito consignado (desconto na folha de pagamentos) de pessoas físicas recuou de 20,9% ao ano em outubro para 20,6% ao ano em novembro - menor patamar da série histórica, iniciado em janeiro de 2004.
  • a taxa bancária média para aquisição de veículos, por pessoas físicas, caiu de 19,7% para 19,4% ao ano de outubro para novembro, atingindo também o menor nível da série histórica, iniciado em junho de 2000. Na compra de veículos por empresas, a taxa recuou de 12,4% ao ano em outubro para 12% ao ano em novembro, nova mínima da série iniciada em março de 2011.
  • os juros médios em linhas de capital de giro, para empresas, também atingiram nova mínima histórica, chegando a 15% ao ano em novembro.

Juro básico e inadimplência

O comportamento dos juros bancários em novembro, e na parcial do ano, acontece em um ambiente de queda da taxa básica da economia, fixada pelo Banco Central a cada 45 dias.

A chamada Selic se encontra hoje em 4,5% ao ano, a menor taxa desde 1999, quando começou o regime de metas para a inflação.

Além disso, o crescimento das taxas cobradas pelos bancos foi registrado em um ambiente de estabilidade da inadimplência, cuja taxa geral, para pessoas físicas e para as empresas (com recursos livres), caiu de 3,9% para 3,8% em novembro.

Juros bancários médios

De acordo com o BC, houve alta nos juros médios das instituições com recursos livres (sem contar BNDES, crédito rural e imobiliário) de outubro para novembro.

  • a taxa média total (pessoa física e jurídica) passou de 35,9% ao ano, em outubro, para 36,2% ao ano em novembro. Na parcial do ano, avançou 0,6 ponto percentual, pois estava em 35,6% ao ano no fim de 2018;
  • os juros nas operações com pessoas físicas passaram de 49,7% ao ano, em outubro, para 50,2% ao ano, em novembro. Nos onze primeiros meses do ano, subiram 1,3 ponto percentual, pois somavam 48,9% ao ano no fechamento de 2018;
  • já a taxa média cobrada das empresas recuou, passando de 17,6% ao ano, em outubro, para 17,3% ao ano, em novembro. Na parcial deste ano, caiu um 1,5 percentual, pois estava em 18,8% ao ano no fim de 2018.

Spread bancário

O chamado "spread" bancário (diferença entre o que os bancos pagam pelos recursos e o que cobram de seus clientes) também registrou alta de outubro (30,3 pontos percentuais) para novembro (30,7 pontos percentuais).

Nas operações com pessoas físicas, subiu de 43,8 pontos para 44,4 pontos.

O spread é composto pelo lucro dos bancos, pela taxa de inadimplência, por custos administrativos, pelos depósitos compulsórios (que são mantidos no Banco Central) e pelos tributos cobrados pelo governo federal, entre outros.