Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 18 de Junho de 2024

Economia

Nova regra para receber seguro-desemprego já vigora em Dourados

Segundo o diretor da Agência Pública de Empregos (Sine) local, Roberto Tiri, casos desse tipo já foram registrados no município

Dourados Agora

11 de Julho de 2012 - 10:16

Desde esta terça-feira (10), o trabalhador que solicitar o seguro-desemprego pela terceira vez no período de dez anos só terá acesso ao benefício após se matricular em algum curso de qualificação profissional.

Esta nova regra já vigora em várias regiões do país, inclusive na cidade de Dourados. Segundo o diretor da Agência Pública de Empregos (Sine) local, Roberto Tiri, casos desse tipo já foram registrados no município.

“Já tivemos pessoas nessa situação e fizemos o encaminhamento necessário. A expectativa é que todos os requerentes consigam ter acesso aos cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)”, explicou Tiri.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para receber o seguro pela terceira vez em dez anos, o solicitante deverá comprovar que está matriculado num curso profissionalizante com carga mínima de 160 horas, em alguma instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

“O direito ao benefício será concedido apenas se o trabalhador estiver estudando, independente da área escolhida. Aqui nós encaminhamos para o Sesi (Serviço Social da Indústria), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)”, observou Tiri.

Juntas, essas três instituições oferecem mais de 60 opções de cursos nas mais diversas áreas (estética, indústria, mecânica, elétrica, construção civil, têxtil, culinária, entre outras), tanto presenciais quanto à distância, inclusive, gratuitos. Mais informações podem ser obtidas no Sine de Dourados, pelo telefone; (67) 3421 – 9031.