Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Economia

Pagamento mínimo de 15% da fatura do cartão de crédito entra em vigor amanhã

Campo Grande News

31 de Maio de 2011 - 16:11

Entra em vigor amanhã a nova regra que impõe pagamento mínimo de 15% do total da fatura do cartão de crédito. Parte da segunda etapa da resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional), que determina o aumento do percentual mínimo a ser pago, como forma de desestimular o endividamento de pessoas que pagam altos juros no crédito rotativo.

A exigência ainda vai aumentar o valor mínimo para 20% em 1º de dezembro.

Por conta das crescentes reclamações de usuários contra as empresas de cartões de crédito o Banco Central definiu o percentual mínimo de pagamentos, para evitar o risco de superendividamento.

Outra mudança do CMN é limitar a cinco o número de tarifas que podem ser cobradas dos clientes de cartões de crédito, como anuidade, emissão de 2ª via do cartão, retirada em espécie na função saque, uso do cartão para pagamento de contas e no caso de pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

Essa limitação no número de tarifas passa a valer para os cartões emitidos a partir de amanhã, 1º de junho. Para quem já tem cartão de crédito ou adquirir um até 31 de maio deste ano, as cinco tarifas valem a partir de junho do próximo ano.

Mais orientações sobre a mudança podem ser obtidas pelo site do Banco Central, http://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/cartilha.pdf .